Search

5 boas ações de marketing que não podem faltar no varejo alimentar

Vanessa Santini
Foto: divulgação.

Por Vanessa Santini, head de marketing da Pricefy by Selbetti.

Vivemos a era em que agradar o cliente é cada vez mais complexo. O consumidor está mais exigente, com novas demandas na experiência de compra. Quando ele vai a um supermercado, para as compras de rotina, deseja um atendimento rápido, prático, e que se possível o encante durante a jornada.

Por esse motivo, trabalhar com estratégias de marketing para supermercados é fundamental para as lojas que procuram se diferenciar na “Era do Cliente”. Afinal, o conceito não se trata apenas de atrair e divulgar ofertas, mas de promover uma experiência de compra única e encantadora.

Além da experiência no ponto de venda, existem outros fatores para o sucesso de um supermercado. É necessário otimizar a relação com o consumidor e as formas que a loja tem de mostrar que ele é especial, e assim fidelizá-lo.

Listo aqui cinco ações de marketing que impactam a experiência de compra e o relacionamento com o cliente para otimizar esses dois fatores. Essas ações conseguem criar diferenciais e aumentar a competitividade do seu supermercado.

‍1. Calendário sazonal como estratégia

Se você deseja melhorar os resultados com estratégias de marketing no seu supermercado, é preciso se planejar. E o seu principal aliado na tarefa é o calendário sazonal. Com ele é possível projetar as principais datas e preparar campanhas especiais para cada uma delas.

A sazonalidade é uma ótima abordagem para ter um bom desempenho nas vendas em datas comemorativas e momentos importantes do ano. Isso acontece porque o calendário permite que a loja se antecipe e entenda as diferentes demandas que as ocasiões apresentam.

Com cada período destacado e separado no calendário, o supermercado pode preparar diferentes pontos de sua gestão. As épocas comemorativas exigem diferentes ações, seja para estoque, promoções ou sinalização de loja. Com o calendário você está preparado para todas elas!

2. Invista em um layout de loja agradável

Ter um layout de loja eficiente é uma das melhores formas de fazer funcionar o marketing para o seu supermercado. Afinal, um dos fatores mais importantes da experiência em loja é a forma com que o cliente se locomove no espaço.

Quanto mais facilidade ele tem para andar pelos corredores e procurar pelos produtos, mais satisfatória será a jornada de compra. Além de melhorar a experiência, o layout também é responsável por induzir a circulação do cliente da forma mais vantajosa possível para o estabelecimento.

Portanto, se bem definido, ele é capaz de aumentar o tempo de permanência do cliente no supermercado. Além de permitir que o consumidor deguste toda a loja, inclusive nas áreas mais frias. Com isso, você consegue elevar o tíquete-médio e aumentar as vendas.‍

O que é necessário para ter um bom layout de loja? Fachada atrativa e diferenciada, organização para fluxo de clientes, corredores e gôndolas bem alinhados e organizados e uma loja bem-sinalizada e iluminada.

3. Promova a experiência com o marketing sensorial

Na Era do Cliente, o consumidor tem exigências extras e o seu supermercado precisa estar preparado para surpreendê-lo. O marketing sensorial vai além de promover uma jornada de compra rápida e prática. Com estímulos sensoriais, a sua loja pode criar uma identidade única e fornecer uma experiência inesquecível para o cliente.

A proposta do marketing sensorial é gerar um valor extra sobre as compras. Ao estimular os sentidos humanos é possível tornar o ato da compra mais confortável, prazeroso e divertido.

Exemplos de aplicações do marketing sensorial para supermercados: paladar (degustação de um produto que seja novidade ou promoção), audição (trilha sonora característica para a loja, que acalme e deixe o cliente confortável), visão (sinalização que direcione o cliente às ofertas que ele procura e estimule compras por impulso), olfato (aromas agradáveis que incentivem o consumo de determinado produto) e tato (pode tocar e sentir a qualidade de um produto com as próprias mãos).

4. Use as redes sociais para divulgar ofertas

Você já entendeu como melhorar a experiência de compra na loja por meio do layout e do marketing sensorial. No entanto, também é importante pensar em ações fora do ponto de venda. Ações que promovem ofertas, descontos especiais, produtos e novidades nas gôndolas precisam ser bem divulgadas.

Portanto, o seu supermercado precisa potencializar a comunicação com os clientes nas redes sociais. Elas permitem que o seu supermercado humanize a marca. Trazer especialistas e colaboradores da loja para comunicar ofertas, dicas de receitas e harmonizações é uma forma de oferecer conteúdo útil para os seus seguidores e se aproximar ainda mais desses clientes.

‍5. Ofereça clubes de fidelidade para os clientes

Uma das ações que mais atraem o cliente é a boa e velha promoção. Oferecer bons descontos sempre será uma boa jogada. Mas, é importante que seu supermercado seja estratégico na hora de oferecer essas condições especiais, afinal, por mais que as pessoas adorem uma promoção, isso não é mais o suficiente.

Trabalhar com clubes de benefícios é uma das maneiras mais vantajosas de proporcionar descontos e ofertas aos clientes. Com eles é possível premiar o seu público fiel, que ganha mais descontos e ofertas exclusivas à medida que compram no supermercado. Dessa forma é criado um ciclo de fidelização dos clientes, que se sentem especiais com esse tipo de ação.

Com as dicas sugeridas, é hora de colocar as mãos na massa. O ano já começou e as vendas não podem esperar. Que 2025 seja o melhor ano de sua empresa!

Compartilhe

Leia também