Por Carlos Sganzerla, sócio-fundador da Átina Consulting.
Apesar de vermos, nos últimos anos, muitas notícias sobre as vantagens de contratar profissionais acima dos 50 anos, essa ainda não é a realidade dentro das empresas. Embora compreendam a importância do assunto, as práticas para mudar o cenário são poucas ou inexistem.
Isso é comprovado pelo estudo da Maturi, realizado com 191 empresas de 13 setores, no qual 33% afirmaram não adotar nenhuma ação voltada para a população madura. Já os poucos que implementam ações, geralmente, são pontuais e iniciais.
Atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas com mais de 50 anos estão ativas no mercado de trabalho, desempenhando uma variedade de ocupações.
No entanto, muitas startups e PMEs ainda concentram seus esforços de recrutamento em profissionais mais jovens, subestimando o potencial dos trabalhadores mais experientes.
Sua empresa está ignorando um dos maiores potenciais estratégicos de mercado?
Contratar seniores não é uma questão de modismo, mas uma estratégia inteligente para quem deseja que o seu negócio cresça com inteligência a longo prazo.
Aqui estão algumas razões para repensar e investir em colaboradores 50+:
1. Captação de conhecimento: por que a experiência é o novo capital?
Muitas PMEs, especialmente as startups, focam seus esforços na captação de investidores para impulsionar o crescimento financeiro. No entanto, é igualmente crucial direcionar atenção à captação de conhecimento. Isso significa contar com colaboradores que, além de seu potencial, tragam inovação e novas perspectivas por meio de sua vasta experiência profissional ao longo dos anos.
Um exemplo disso é a empresa americana Airbnb, que, quando foi fundada, não apenas buscou investidores, mas também contratou profissionais com rica experiência em vários setores, como design, marketing e operações. Isso ajuda as empresas a terem uma visão mais ampla e estratégias mais eficazes.
2. Mentoria: como seniores podem transformar sua equipe
Empresas de menor porte frequentemente enfrentam desafios para implementar programas de mentoria para seus colaboradores, bem como estabelecer um conselho de diretores capaz de orientar as decisões mais estratégicas do negócio. Profissionais mais experientes costumam valorizar a oportunidade de compartilhar seu conhecimento com os colegas, o que oferece ao empregador uma chance valiosa de preservar a sabedoria e a experiência dos trabalhadores mais velhos.
3. Orientação empresarial para startups
No geral, as startups têm uma forte tendência a contratar profissionais mais jovens. Segundo o relatório do Portal Gov.br, a idade média dos fundadores ou sócios de startups no Brasil é de 38 anos.
Contudo, o índice de insucesso dessas empresas em relação a contratação é alto: cerca de 62,50% das startups têm dificuldades na contratação e gestão da equipe. Empreendedores mais experientes, com ampla bagagem no mundo dos negócios, podem oferecer suporte estratégico e ajudar startups a tomar decisões fundamentais para o crescimento sustentável.
Além disso, os profissionais de recrutamento podem ser apoiados por meio de modelos de serviço como “Senior as a Service”, em que as empresas podem contar com a expertise de colaboradores experientes sob demanda para atender às suas necessidades especiais.
Investir em profissionais seniores não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma estratégia inteligente e sustentável. Sua empresa está pronta para esse movimento?