Search

Como criar um ambiente de trabalho em que colaboradores se sintam engajados?

Foto: divulgação.

Manter colaboradores engajados é um verdadeiro motor para o crescimento sustentável de qualquer organização, e também uma dificuldade vivida por todas elas, especialmente num contexto em que o salário é insuficiente para satisfazer talentos de forma geral no mercado.

De acordo com uma pesquisa recente do Gallup, empresas com colaboradores engajados são até 22% mais lucrativas.

Além disso, profissionais motivados não apenas aumentam a produtividade das empresas, mas também têm menos chances de aceitar outras propostas de emprego.

Um levantamento da consultoria Clevry aponta que companhias que investem na cultura organizacional atingem uma rotatividade de funcionários cerca de 24% menor do que a média de mercado.

Para Paulo Vieira, presidente da Febracis, escola de negócios que atende cerca de 16 mil alunos por mês apoiando empresas e líderes em sua jornada de desenvolvimento, o engajamento é uma energia que transforma tarefas em propósitos, proporcionando que as equipes consigam atuar com mais criatividade, comprometimento e senso de responsabilidade.

“Quando as pessoas se sentem valorizadas e parte de algo maior, os resultados financeiros e operacionais não demoram a aparecer. Eles acabam refletindo diretamente essa conexão, impulsionando o crescimento do negócio como um todo”.

O especialista indica três pontos fundamentais para garantir um maior engajamento dos colaboradores na sua organização. Confira!

  • Mostre para os colaboradores que a sua organização é um lugar onde eles podem ser a melhor versão deles mesmos

Oferecer treinamentos, sessões de mentoria e planos de carreira claros e bem definidos são formas de demonstrar que a sua empresa acredita no colaborador.

“As pessoas raramente chegam nas empresas prontas. Muitas vezes, talentos precisam ser lapidados e mesmo profissionais veteranos ainda têm aspectos a serem desenvolvidos tanto no aspecto técnico, quanto emocional. Por isso, é importante que as lideranças aprendam a ser parceiras reais de cada funcionário, estimulando-o a ir além”.

  • Crie canais de comunicação transparente e feedback contínuo

Os funcionários precisam entender os objetivos da empresa, seu papel nesse contexto e receber reconhecimento ou orientação de forma regular. Portanto, canais abertos de diálogo e pesquisas de satisfação são boas alternativas para buscar um diálogo permanente com todos, além de ajudar na identificação de necessidades eventuais e nos ajustes de estratégias.

“Não basta ouvir um colaborador uma vez e pensar que fez o suficiente para que ele se sinta acolhido. É importante fazer isso com regularidade, e demonstrar, por meio de ações, que suas demandas são bem recebidas”.

  • Construa uma cultura organizacional em que os valores e propósitos da empresa ocupem um lugar central

Nenhum negócio sobrevive com uma cultura fraca ou desconectada dos seus colaboradores.

“Quando as pessoas se identificam com os valores da organização e enxergam resultado em seu trabalho, o comprometimento é natural. As lideranças devem inspirar pelo exemplo, promover reconhecimento público e dar feedbacks para criar oportunidades em que todos contribuam com ideias. Engajamento, afinal, não se compra, mas se constrói com respeito, tempo, confiança e oportunidades de crescimento”, conclui.

Compartilhe

Leia também