Por Bruno Padredi, fundador da B2B Match.
O processo de construir e nutrir relações profissionais com indivíduos que compartilham interesses semelhantes ou que podem agregar valor ao seu trabalho e aos seus objetivos de negócio. Esse é, de maneira literal, o conceito de networking que conhecemos.
Mas, na prática, networking é outra coisa! Em minhas mais de duas décadas de atuação no mercado de eventos corporativos, promovendo mais de 600 eventos para CEOs e C-Levels das principais organizações brasileiras, afirmo tranquilamente que o networking ainda é subestimado.
Antes encarado como aquela troca de cartões de eventos ou marcar presença em eventos sociais, o networking agora precisa ser encarado como uma verdadeira e poderosa ferramenta para abrir novas portas, possibilitando parcerias cada vez mais eficientes e, claro, gerar novos negócios.
Quero usar este espaço para reforçar que é preciso entender que a verdadeira essência de um bom networking não é estabelecer contatos (isso fazemos o tempo todo e sem qualquer curadoria), mas sim ser capaz de criar uma rede sólida e duradoura para todos os agentes ativos em sua rede.
De forma pragmática, vou listar o porque acredito que o networking é um impulsionador e gerador de negócios:
- Novas oportunidades de mercado: é fato que o networking é capaz de oferecer acesso a um vasto leque de oportunidades de mercado que, de outra forma, poderiam ser inacessíveis. Vejo isso o tempo todo nos eventos que promovemos, pois por meio de uma rede bem construída é possível ser, por exemplo, apresentado a novos clientes, parceiros ou até mesmo investidores;
- Ganhe visibilidade e credibilidade: a máxima ‘quem não é visto não é lembrado’ é totalmente real aqui. Por isso, manter um relacionamento contínuo com pessoas influentes ou líderes aumenta sua visibilidade no mercado. E, ao ser visto, você gera credibilidade, ajudando a abrir portas cada vez mais interessantes;
- Parcerias estratégicas: saber identificar potenciais parceiros é item fundamental para o sucesso de sua empresa. Na sociedade dinâmica em que vivemos, as parcerias estratégicas se tornam cada vez mais estratégicas e podem ser muito mais eficazes quando são baseadas em relações de confiança que se constroem por meio do networking.
Eu poderia ficar horas aqui destacando as tantas vantagens de começar a aplicar o conceito de networking como gerador de negócios, mas finalizo destacando que ao fazer conexões com indivíduos ou empresas que compartilham sua visão e objetivos, você cria uma rede de apoio que pode ajudar a acelerar o crescimento do seu negócio. Além disso, você será capaz de gerar cada vez mais ideias ou insights relevantes, dando seu give back para o mercado, gerando uma cadeia positiva para todos nós.
E aí, você tem feito networking realmente eficientes?!