Em um momento em que as empresas buscam cada vez mais eficiência operacional e controle de gastos, a K2A Technology Solutions, de São Paulo, desenvolveu uma plataforma capaz de transformar dados brutos de consumo de TI e telecom em decisões estratégicas. Por meio da iniciativa, a startup brasileira ajuda as empresas a economizarem entre 40% a 70% em seus custos com tecnologia.
Voltada para médias e grandes corporações, a principal solução da empresa, o iControlIT é uma plataforma SaaS e atua como uma espécie de “torre de controle” dos gastos tecnológicos. Na prática, analisa em tempo real contratos, faturas, uso de serviços e ativos tecnológicos, identificando excessos, falhas contratuais, cobranças indevidas e oportunidades de otimização.
“A maioria das empresas paga por serviços que não usa ou não entende. Nosso papel é trazer visibilidade e inteligência para esses gastos, permitindo uma tomada de decisão estratégica. Já conseguimos reduzir custos de grandes companhias em setores como varejo, indústria e serviços financeiros em até 70%, apenas com uma gestão mais eficaz”, explica Paulo Amorim, CEO e cofundador da K2A.
Com 8 anos de existência, a empresa gerenciou mais de R$ 200 milhões de gastos, e gerou uma economia superior a R$ 150 milhões para sua carteira de clientes, que inclui gigantes do mercado como a Vale, Ipiranga, Grupo Carrefour, Prudential, entre outras.
“Os principais desafios enfrentados pelas empresas hoje são os erros de faturas causados por sistemas desatualizados e a ausência de um modelo eficiente de gestão de contratos, inventario de TI e despesas, gerando, assim, gastos desnecessários. Além disso, lidamos com contratos de licenciamento cada vez mais complexos e com a constante pressão por redução de custos”, destaca.
Os processos inovadores contribuíram para que a startup tivesse um crescimento anual superior a 60% nos últimos quatro anos. O resultado fez surgir ainda a demanda por projetos no exterior, fazendo com que a empresa iniciasse o plano de expansão internacional. A tendência é que a empresa atue no mercado norte-americano ainda este ano.