Por Renan Mota, co-CEO e fundador da Corebiz.
A evolução da inteligência artificial (IA) tem redefinido a forma como empresas operam e consumidores interagem com o digital.
A Corebiz destaca que os AI Agents (agentes autônomos de inteligência artificial) estão deixando de ser um diferencial competitivo e se tornando necessidade estratégica, moldando o futuro do e-commerce e de outros setores.
Os AI Agents são sistemas autônomos, capazes de executar tarefas complexas com mínima intervenção humana, otimizando processos e aprimorando a experiência do usuário.
A previsão é de que até 2026 o e-commerce represente entre 22% e 25% das vendas do varejo nos EUA, com crescimento anual de 15% (CAGR) até 2029.
Esse cenário reforça a necessidade de soluções inteligentes para atender às crescentes demandas dos consumidores e manter a competitividade.
AI Agents no e-commerce
No e-commerce, os Agentes de IA desempenham papéis fundamentais, desde a otimização de campanhas de marketing, otimização de precificação em tempo real, até a gestão logística e a personalização da experiência do consumidor.
Segundo um estudo da McKinsey, 72% das empresas já implementaram soluções de IA em 2024, e essa adoção deve crescer rapidamente nos próximos anos, principalmente no e-commerce.
Empresas como eBay, Cosentino e Johnson & Johnson já adotaram a tecnologia para atendimento ao cliente, automação de processos e descoberta de novos produtos e serviços.
AI First
O futuro do comércio digital será moldado pela inteligência artificial e pela integração de tecnologias que proporcionem mais eficiência, personalização e escalabilidade. O conceito de “AI first” será a nova regra do mercado.
Com a ascensão dos Agentes de AI, entramos na era da automação inteligente, onde a capacidade de aprender, adaptar-se e operar de forma autônoma será essencial para o sucesso das empresas no digital.
A transformação já está em curso, e aqueles que adotarem essa revolução de forma estratégica estarão à frente e em destaque.