A Elofy, plataforma de gestão de desempenho e jornada das pessoas colaboradoras integrantes do ecossistema Zucchetti, lançou uma inteligência artificial (IA) para desenvolvimento pós-avaliação no setor de Recursos Humanos (RH).
A solução transforma dados de performance de funcionários em Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs) personalizados para equipes inteiras em poucos minutos.
A expectativa é de que a novidade alcance 50% da base de usuários da plataforma nos primeiros 12 meses, impactando aproximadamente 150 mil pessoas colaboradoras. A Elofy vai investir em torno de meio milhão de reais em até um ano no desenvolvimento das novas funcionalidades.
Segundo testes realizados pela Elofy, a nova IA foi capaz de criar PDIs personalizados com redução de tempo de até 95%.
Em um desses testes, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento Individual que levava em torno de 40 minutos para ficar pronto foi concluído em apenas 2 minutos, ou seja, 20 vezes mais rápido que o processo tradicional. O mesmo modelo também se mostrou efetivo quando aplicado em larga escala para equipes inteiras.
“Elaborar um PDI é um trabalho complexo, que exige um alto nível de personalização: analisar resultados, identificar necessidades, sugerir ações de desenvolvimento e alinhar tudo isso à estratégia da empresa. Com a inteligência artificial, conseguimos simplificar esse processo sem perder a qualidade. Pelo contrário, aumentamos a assertividade das recomendações e a consistência dos planos”, afirma Bruno Cortez, CEO da Elofy.
O lançamento da IA acontece em paralelo à nova funcionalidade de Remuneração Variável (RV), que conecta metas, contratos e desempenho de forma totalmente integrada.
A solução elimina erros manuais comuns em planilhas, economiza horas das equipes de RH e Financeiro na coleta e validação de dados, e garante transparência total para que cada colaborador compreenda claramente como seu desempenho impacta sua remuneração.
Além disso, o recurso assegura o alinhamento estratégico entre resultados de negócio e recompensas, fortalecendo o engajamento e a motivação das equipes.
RH mais humanizado e em transformação
Ao direcionar sua inteligência artificial para a etapa de desenvolvimento pós-avaliação e não apenas para recrutamento ou tarefas operacionais, a Elofy reforça o posicionamento de incorporar a IA em favor de um RH mais humanizado.
“A tecnologia libera líderes e profissionais de RH de atividades manuais e repetitivas, permitindo que concentrem tempo e energia no que é mais valioso: acompanhar, orientar e desenvolver pessoas”.
Para ele, essa mudança acompanha uma tendência inevitável.
“O RH está passando pelo mesmo movimento que a TI viveu anos atrás, deixando de ser apenas uma área de suporte para se tornar um agente estratégico dentro das empresas. A IA acelera essa transição e amplia a capacidade de gerar resultados reais para o negócio”.
Com a consolidação dessas duas funcionalidades, a Elofy avança na construção de uma vertical cada vez mais sólida em RH Tech, combinando inteligência artificial, dados e experiência do usuário.
Os próximos passos incluem a integração com testes comportamentais e o desenvolvimento de assistentes inteligentes capazes de responder dúvidas sobre cultura, apoiar na estruturação de feedbacks e gerar análises preditivas.