Pesquisar

Os planos da Reportei para dobrar tamanho em 2025

Foto: divulgação.

Plataforma de geração de relatórios de marketing com presença ativa em mais de 70 países, a Reportei quer dobrar o tamanho em 2025, ampliando o portfólio com mais recursos de inteligência artificial e fortalecendo a presença global.

O Economia SP Drops conversou com Renan Caixeiro, cofundador e CMO do Reportei, sobre os planos da martech mineira. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia de criar o Reportei?

A ideia nasceu da própria dor. Tenho uma agência de marketing e lidava diariamente com a dificuldade de coletar dados e apresentar relatórios de forma atrativa e eficiente. Ao conversar com o Rodrigo Nunes, desenvolvedor, vimos a oportunidade de solucionar o problema. Unimos habilidades em marketing e programação para criar uma solução que resolvesse a demora para gerar relatórios e assim surgiu o Reportei.

Qual foi o primeiro passo para a expansão internacional da plataforma?

Foi um processo gradual. Como somos um SaaS escalável, começamos a receber usuários de outros países naturalmente, atraídos por conteúdos de SEO e campanhas digitais. A partir daí, começamos a adaptar a plataforma, ampliar os idiomas e entender as necessidades específicas de cada mercado.

Quais foram os principais desafios ao internacionalizar uma plataforma brasileira?

Além da barreira do idioma, o desafio cultural foi o mais marcante. Um exemplo que sempre cito: um cliente na Noruega nos disse que nossa interface era colorida demais e, para ele, isso tirava a credibilidade dos dados. Naquele mercado, sobriedade é sinônimo de profissionalismo. Então, passamos a adaptar visualmente o produto de acordo com as preferências locais.

Como a inteligência artificial foi incorporada à plataforma?

Começamos a adicionar funcionalidades de IA para apoiar os usuários na interpretação de dados, identificação de tendências e sugestão de insights acionáveis. Isso se tornou um diferencial para profissionais que precisam tomar decisões rápidas com base em múltiplas fontes de dados.

Hoje o Reportei está em mais de 70 países. Qual o segredo para manter essa operação sustentável sem investimento externo?

Consistência. Crescemos com recursos próprios, reinvestindo os resultados na melhoria do produto. Nosso foco sempre foi ouvir os clientes e adaptar a plataforma às necessidades deles, sem pressa ou promessas exageradas. Preferimos crescer com solidez do que buscar escala a qualquer custo.

Quais os planos para 2025 e além?

Queremos dobrar de tamanho em 2025. Para isso, estamos ampliando o portfólio com mais recursos de inteligência artificial e fortalecendo nossa presença global. A longo prazo, queremos nos consolidar como o integrador de dados para marketing e vendas, com velocidade, clareza e sensibilidade cultural.

Compartilhe

Leia também