A Goomer, líder em soluções digitais no setor de food service, modernizou a linha de totens de autoatendimento, com foco na expansão estratégica de soluções e recursos direcionados para o mercado de franquias.
A iniciativa responde à crescente demanda de redes de alimentação por ferramentas que promovam padronização de processos e proporcionem maior autonomia aos clientes.
O setor de franquias no Brasil encerrou 2024 com alta de 13,5%, registrando um faturamento recorde de R$ 273 bilhões segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A pesquisa de desempenho do setor, realizada entre abril e maio de 2025, também apontou que o faturamento das franquias chegou a R$ 65,97 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um avanço de 8,9% em relação ao mesmo período de 2024.
Esse cenário reforça a oportunidade para o lançamento da nova linha de totens de autoatendimento da Goomer.
Segundo o CMO da Goomer, Isaac Paes, a decisão de focar na tecnologia de autoatendimento está alinhada ao mercado.
“A decisão de retomar os totens está diretamente ligada ao novo momento do food service no Brasil. Após a pandemia, o fluxo de clientes voltou com força para dentro das lojas, enquanto as franquias passaram a buscar soluções que garantam padronização, eficiência operacional e uma experiência de consumo mais moderna para o consumidor”.
Dentro da estratégia, a empresa apresentou dois novos modelos de totens:
- Mini-totem 2.0: agora com layout em duas colunas para navegação mais fluida e flexibilidade na escolha de adquirentes de pagamento;
- Totem Clover: terminal compacto que integra máquina de cartão e impressora, permitindo pedido, personalização e pagamento em um único dispositivo. Ideal para otimizar espaço de balcão e tempo de atendimento.
“A adoção de totens de autoatendimento por redes de franquias apresenta benefícios em três áreas centrais: operação, receita e experiência do cliente. No âmbito operacional, as ferramentas auxiliam na redução de filas e na otimização da mão de obra, um fator relevante para um setor com alta rotatividade de funcionários”.
A tecnologia também possibilita a implementação de estratégias de upsell e cross-sell automatizadas, contribuindo para o aumento do ticket médio. Para o consumidor final, os totens oferecem maior autonomia e agilidade no processo de compra.
A Goomer disponibiliza ainda um modo multiloja, que permite a gestão centralizada de cardápios e o acesso a relatórios unificados de desempenho para todas as unidades da franquia.
O diferencial das soluções está em sua integração a um ecossistema que conecta múltiplos canais de venda e atendimento, incluindo tablets, cardápio por QR Code e delivery próprio. Essa abordagem integrada, compatível com mais de 80 sistemas de PDV, proporciona uma visão unificada da operação para o gestor.
O portfólio inclui desde modelos compactos de balcão, como o mini totem, até equipamentos verticais para operações de maior escala, oferecendo versatilidade para diferentes perfis de franquias.
“A projeção é de que os totens de autoatendimento se consolidem como um dos nossos principais vetores de crescimento em 2025. Além disso, queremos reforçar o foco na digitalização do food service, buscando apoiar redes e franquias na otimização de custos e na modernização da experiência oferecida aos seus clientes”, conclui.