O que começou como uma resposta à crise virou uma nova forma de vender. Embora o modelo de trabalho remoto esteja sendo reavaliado por algumas empresas, ainda há inúmeros motivos para valorizar a permanência da modalidade.
Flexibilidade, autonomia, redução de custos e qualidade de vida são alguns exemplos. Esse cenário impõe aos gestores a importância de integrar ferramentas tecnológicas e práticas que garantam produtividade, engajamento e alinhamento de equipe para o bom andamento das atividades a distância.
Para Gustavo Paulillo, CEO e co-fundador do Agendor, ecossistema de soluções para vendas consultivas, o modelo remoto trouxe novos desafios, mas também ampliou as possibilidades de alcance e eficiência dos times comerciais.
“Hoje, uma equipe bem preparada para atuar remotamente pode negociar com clientes de qualquer lugar do país. Já presenciei vendas complexas, como a de automóveis, por exemplo, sendo conduzidas totalmente via WhatsApp. Isso muda o escopo geográfico das operações e permite que as empresas expandam sem depender exclusivamente de presença física”, afirma.
A consolidação do modelo remoto ou híbrido exige mais do que tecnologia. Para manter a performance comercial, empresas precisam investir tanto em ferramentas que centralizam dados e automatizam rotinas quanto em boas práticas de gestão que garantam conexão e engajamento entre os profissionais.
“A tecnologia deve ser aliada da humanização. Isso inclui desde uma boa estrutura de equipamentos até a atenção à comunicação não verbal durante reuniões por vídeo, que influencia diretamente a construção de confiança com colegas e clientes”, explica.
A gestão de times de vendas híbridos ou remotos passa também pela diversificação de talentos. Poder contratar profissionais de diferentes regiões amplia repertório, gera trocas ricas e melhora a entrega ao cliente.
“É claro que o contato pessoal não deixa de ser necessário em certos momentos. Por isso, acredito que as empresas devem avaliar seu contexto e ver o modelo remoto como uma oportunidade e não como algo definitivo do estilo de trabalho”, complementa.
Além das ferramentas tecnológicas, a empresa valoriza a adoção de rituais estruturados para manter o alinhamento e a comunicação das equipes.
A realização de cerimônias recorrentes, fóruns e reuniões, nos níveis operacional, tático e estratégico, garante o envolvimento assertivo dos profissionais e contribui para decisões mais ágeis e bem embasadas.
Para que esses encontros tenham efeito real no dia a dia, é essencial contar com uma estrutura de comunicação clara e bem definida, promovendo engajamento mesmo em ambientes 100% remotos.
Soluções para o dia a dia
Para manter o time comercial produtivo e alinhado, a Agendor aposta na centralização de dados e na automação de processos. Algumas soluções desenvolvidas especialmente para equipes com atuação remota incluem o Telefone Virtual Inteligente, que registra chamadas telefônicas via VoIP diretamente no histórico de conversas do Agendor CRM, com transcrição automática e sumário gerado por inteligência artificial,o Agendor Chat, que centraliza os atendimentos via WhatsApp em uma única plataforma e integra o histórico de atendimento com o CRM, garantindo agilidade na operação e rastreabilidade das conversas; e a geração automatizada de propostas comerciais, que permite aos vendedores preparar e enviar propostas sem depender de outras áreas, diretamente pelo CRM, otimizando tempo e aumentando a autonomia.
A Ayva Digital é uma das empresas com trabalho remoto e que utiliza o Agendor CRM. A agência de marketing trabalha com propaganda online e offline focada na “linha de gelados”, que inclui fábricas de sorvete, sorveterias e franquias desse setor.
De acordo com Iann Petter, sócio e proprietário da Ayva Digital, a decisão de contratar o Agendor CRM se dá por dois motivos: ser uma ferramenta com suporte em português, que torna mais fácil treinar as equipes; e a possibilidade de pagar em real, em vez de dólar, que é comum em outras opções de mercado. Como consequência, um terceiro motivo surgiu: suporte, o qual ele classifica como excelente do início ao fim. Conforme Iann, antes do Agendor, a Ayva tinha dificuldades para obter métricas, o que afetava negativamente todos os setores da empresa.
“Fazíamos atendimento pelo WhatsApp, pelo telefone e não era possível metrificar quantos clientes atendíamos no dia. Se a gente não tem os relatórios claros, é muito difícil dar o feedback assertivo para quem trabalha no modelo remoto. Quando eu tenho métricas, consigo acompanhar cada etapa e extrair o melhor de cada colaborador”, destaca.
Com a solução integrada, a Ayva consegue poupar tempo, aumentar a produtividade e ver os resultados melhorarem.
“Todas as etapas para nós são importantes. Tivemos algo em torno de 40% em ganho de autonomia e performance usando o Agendor CRM. Conseguimos aumentar aproximadamente 50 contatos. Os relatórios também melhoraram”, celebra.