Pesquisar

4 motivos para integrar comunidades de networking

Laís Macedo, empresária e Presidente do Future is Now
Foto: divulgação.

A construção de relacionamentos profissionais sempre foi um elemento-chave no avanço das carreiras, mas, nos últimos anos, as comunidades de networking assumiram um papel ainda mais estratégico nesse processo.

Em ambientes cada vez mais colaborativos e multidisciplinares, participar ativamente de redes de contato passou a ser um dos caminhos mais eficazes para acesso a oportunidades, aprendizado contínuo e desenvolvimento de marca pessoal.

Segundo o LinkedIn Business, 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de networking, o que reforça a importância de estar inserido em ambientes que favoreçam conexões profissionais de qualidade.

Com o objetivo de incentivar a construção de relações mais autênticas e estratégicas, Laís Macedo, fundadora e presidente do Future Is Now, grupo de networking voltado a líderes e empreendedores que atuam na construção da nova economia, compartilha orientações essenciais para quem deseja integrar comunidades de forma ativa e significativa.

“A construção de relacionamentos profissionais sempre foi fundamental para o crescimento na carreira. Hoje, mais do que nunca, as comunidades de networking exercem um papel crucial na ampliação de horizontes, conexões e possibilidades”.

De acordo com Laís, os benefícios dessa ação vão além do óbvio e podem transformar a trajetória profissional de forma significativa. Confira quatro motivos destacados pela especialista:

1. Acesso a oportunidades exclusivas

Segundo a profissional, muitas oportunidades de alto valor, especialmente aquelas que envolvem confiança, indicação ou seleção criteriosa, são compartilhadas primeiro, ou exclusivamente, em redes fechadas e comunidades segmentadas.

“Participar desses grupos conecta os profissionais a vagas de emprego, convites para eventos, projetos colaborativos e parcerias que, muitas vezes, não chegam ao público geral. Isso antecipa o contato com oportunidades estratégicas, ampliando significativamente as chances de inserção e crescimento no mercado”.

2. Aprendizado com trocas e experiências reais

Ainda para a executiva, o networking oferece um tipo de aprendizado que dificilmente é encontrado em cursos tradicionais ou conteúdos acadêmicos.

“Mais do que informações teóricas, essas redes proporcionam trocas sobre erros, acertos, estratégias e desafios enfrentados, garantindo um aprendizado prático e aplicável ao dia a dia. Essas vivências compartilhadas permitem que os profissionais aprendam de forma mais rápida e direta, observando o que funcionou, ou não, na trajetória de outras pessoas e usando essa rede como apoio na hora de adversidades”.

3. Visibilidade e fortalecimento da marca pessoal

“Ao compartilhar conhecimento e colaborar, você passa a ser reconhecido como uma referência e abre portas para novas oportunidades. Quando o executivo entrega valor real para as pessoas ao seu redor, naturalmente passa a ser lembrado como alguém que faz a diferença e isso tem um impacto significativo nas oportunidades empresariais”.

4. Ampliação de repertório e visão estratégica

Por fim, Laís ressalta que um dos maiores ganhos ao integrar comunidades de networking está na diversidade de perfis, trajetórias e perspectivas que esses espaços reúnem.

Essa pluralidade contribui diretamente para a expansão do repertório individual e para o desenvolvimento de uma visão mais estratégica e abrangente sobre o mercado e sobre a própria carreira.

“A diversidade de pessoas e experiências presentes expande a visão dos profissionais, estimula a criatividade e abre caminhos que antes não eram considerados”, conclui.

Compartilhe

Leia também