Pesquisar

O papel da assessoria de imprensa na expansão de empresas

blank
Foto: divulgação.

O mercado financeiro brasileiro tem se mostrado muito resiliente, mesmo com cenários de instabilidade econômica.

Porém, como o amadurecimento dos setores e o aumento da concorrência de mercado, a simples oferta de um produto ou serviço não é mais suficiente para garantir a expansão da marca.

Com isso, centenas de empresas vem disputando a atenção do consumidor, que por sua parte vem se tornando mais exigente, e a visibilidade se torna um pilar fundamental da estratégia de expansão.

É nesse momento que a comunicação assertiva, com planejamento e direcionamento, faz a marca ganhar protagonismo. Estar presente de forma contínua em diferentes canais de comunicação, além das redes sociais, pode ser o diferencial que fará a rede crescer de forma sólida ou estagnar.

“De acordo como cresce a visibilidade, maiores são as chances de gerar novos negócios. Não se trata de só aparecer, mas de estar nos lugares certos, com mensagens relevantes e com público-alvo bem direcionado”, afirma Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação.

Crescer com uma imagem sólida exige tempo, estratégia e constância, e é isso que uma assessoria especializada oferece: planejamento de posicionamento, escolha de veículos de imprensa e geração de conteúdos que eleve a percepção da marca.

A imprensa como catalisadora de negócios e reputação

No mundo dos negócios, ser visto não é vaidade, se trata de parte do processo de expansão. Quando uma marca aparece em uma reportagem, em uma entrevista na televisão ou em um portal de negócios, isso desperta ainda mais interesse de investidores, reforça a confiança dos clientes e aumenta sua credibilidade.

A mídia espontânea, conquistada sem a compra de canais de comunicação, tem um grande peso para as empresas. Diferente de anúncios, onde a marca controla a narrativa do que será visto pelo público, a validação editorial feita por jornalistas têm o impacto direto na reputação e fortalecimento da imagem corporativa.

“Fazer empresas saírem em diferentes mídias pode gerar mais possibilidades de expansão e da realização de novos negócios”.

Para a comunicadora, aparecer na mídia certa, com um assunto que reflita os propósitos e diferenciais da marca, é uma das formas mais eficazes de acelerar o crescimento de uma empresa, seja ela startup, grupos empresariais e franquias.

O erro de depender apenas das redes sociais

Embora seja inegável que as redes sociais desempenham um papel importante na comunicação de qualquer empresa, é um erro estratégico depender exclusivamente delas para gerar visibilidade.

Plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn são excelentes para engajamento e relacionamento, mas têm um alcance limitado e cada vez mais condicionado a investimentos em mídia paga.

Além disso, o conteúdo nessas plataformas muitas vezes atinge o público já familiarizado com a marca, o chamado público quente.

Para alcançar novos perfis, gerar autoridade e se posicionar como referência no seu setor, é necessário diversificar os canais de comunicação, incluindo os meios jornalísticos.

“Devemos ressaltar a importância de a empresa estar sempre em evidência, apontando que elas devem ir além das redes sociais e do marketing digital. Muitos empresários ainda têm uma visão limitada, acreditando que basta investir em tráfego pago para atrair franqueados. Mas, para conquistar públicos mais criteriosos, é necessário construir reputação. E isso só se alcança com constância e presença nos meios certos”.

De acordo com ela, é comum que empresários percebam um aumento na procura por suas marcas logo após uma exposição espontânea na mídia, o que prova, na prática, o poder desse tipo de comunicação.

Com mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa para franquias, a Fatos&Ideias Comunicação se consolidou como referência nacional em comunicação.

O trabalho da empresa vai muito além de divulgar novidades ou produzir releases: é uma atuação estratégica que envolve diagnóstico da marca, posicionamento, identificação de oportunidades editoriais e relacionamento próximo com os principais veículos de comunicação.

Atualmente, existe a necessidade de atingir novos públicos, e isso acontece por meio da divulgação em diversas mídias. Por isso, o papel da assessoria é entender da rede, seus objetivos de expansão e perfil de franqueados ideais. Com isso, é possível desenhar uma estratégia de comunicação que une objetivos e ampliação da mensagem.

O mercado empresarial brasileiro exige um estilo de comunicação diferente, voltando não só para o cliente final, mas para os investidores e potenciais investidores.

Um outro ponto importante é a capacitação dos porta-vozes. A Fatos&Ideias Comunicação prepara os representantes da marca para entrevistas e aparições públicas, com participações em eventos.

A intenção é garantir que a mensagem da empresa seja transmitida com clareza, consistência e alinhamento de objetivos estratégicos. Esse tipo de cuidado fortalece a rede e aumenta as chances de engajamento com diferentes públicos.

Marcas que aparecem, crescem

A presença da rede na mídia é mais do que uma exposição momentânea, se trata de uma construção a longo prazo. As marcas que entendem isso e investem em comunicação estratégica, tendem a crescer de forma expressiva e com credibilidade.

Visibilidade, nesse cenário, é de extrema necessidade, se destacando e sendo reconhecido por sua relevância no setor.

O que observamos hoje é uma corrida por atenção. Mas, além de aparecer, é preciso ser lembrado pelas razões certas. Para Renata, o trabalho de assessoria de imprensa é uma ponte entre a marca e o mercado, capaz de criar fortes conexões, gerando novos negócios e fortalecendo o ramo de franquias.

“Em um mercado onde a informação circula de forma rápida, a confiança é cada vez mais escassa, e estar presente em jornais de renome faz toda a diferença”, finaliza.

Compartilhe

Leia também