A zMatch, empresa de tecnologia especializada em mobilidade, anunciou a entrada de três novos sócios e um investimento de R$ 10 milhões para acelerar o crescimento do mercado de veículos por assinatura no Brasil. O investimento tem como foco potencializar as vendas desse modelo de negócio.
Os recursos serão integralmente direcionados para o desenvolvimento da ZAI, nova plataforma de tecnologia que ajudará concessionárias, montadoras e gestoras em todo o país para escalar a venda de assinaturas de forma mais assertiva e contribuindo para a ampliação desse mercado.
“Com a zMatch, alcançamos um novo patamar de entendimento sobre toda a jornada necessária para conectar o usuário final aos principais players do mercado. Na nova fase com o ZAI, o vendedor não irá vender um produto, mas toda uma experiência ao consumidor, que vai muito além da posse do carro”, afirma Renata Porto, co-CEO e co-fundadora da zMatch.
Ele fundou a empresa em parceria com o empresário Sylvio de Barros, que faleceu em maio do ano passado. Foi com ele que foi traçada a estratégia de fortalecer os investimentos em tecnologia na empresa, uma diretriz que segue sendo prioridade em conjunto e sob a liderança dos novos sócios: Cristiano Oliveira, Lucas Moraes e Moises Herszenhorn.
“Foi a continuidade de uma estratégia que o meu pai já estava endereçando. O interesse do novo time de sócios no negócio não nos deixou dúvida de que seria a melhor continuidade possível para o que já estava sendo construído”, destaca André Barros, filho de Sylvio.
Com experiência em empresas do setor de tecnologia, os novos sócios chegam para contribuir com a estratégia de digitalização da jornada de venda de veículos por assinatura, garantindo que a ZAI entre em operação no início do próximo ano.
Dos novos sócios, Oliveira e Moraes foram os fundadores da Olívia, startup inovadora especializada em inteligência artificial e gestão financeira e que foi vendida ao Nubank.
“O modelo tradicional de posse de um veículo já não faz mais sentido para uma nova legião de consumidores. Com o uso de tecnologia e inteligência de dados, queremos tornar a assinatura de veículos uma alternativa viável”, diz Oliveira.
Moraes compartilha desse pensamento:
“Na Olívia, mostramos como a inteligência artificial pode simplificar as decisões financeiras. Vamos aplicar essa mesma expertise tecnológica para reinventar a experiência de utilizar um carro”.
Já Herszenhorn, que assume como co-CEO, tem ampla experiência em venture capital e no mercado financeiro, com passagem pelo BV, uma das instituições mais especializadas no mercado automotivo:
“Combinando minha trajetória no setor automotivo e na área de tecnologia, além da experiência como investidor em diversos fundos de venture capital, identificamos que este é o momento certo para acelerar a transição do mercado em uma tendência que o Sylvio já havia identificado”.