Pesquisar

João Oliveira, o engenheiro que levou a automação residencial a 30 mil lares brasileiros

Foto: divulgação
Foto: divulgação

No início da década de 1990, poucos sabiam o que era automação residencial no Brasil. E  era pouco provável que casas inteligentes deixariam de ser cenário de ficção científica para se tornar um novo padrão de conforto e eficiência. Mas foi nessa época que o engenheiro João Fernando Gomes de Oliveira, identificou uma oportunidade e decidiu construir esse futuro com as próprias mãos. 

Formado em engenharia elétrica pela USP, com especialização em automação na Universidade da Califórnia em Berkeley, ele também construiu uma sólida carreira acadêmica como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa em tecnologia. Sua visão pioneira o levou a apostar na automação residencial ainda nos anos 1990, quando o setor mal existia no Brasil.

Hoje, aos 66 anos, ele é sócio-diretor da Scenario Automation, empresa que ajudou a fundar há mais de 30 anos e que já colocou sua tecnologia em mais de 30 mil residências pelo país.

Quando começamos, o setor era praticamente inexistente. Começamos quase ao mesmo tempo que as primeiras empresas no exterior. Hoje, é um mercado em franca expansão”, lembra.

A empresa nasceu de um impulso técnico e acadêmico: desenvolver e fabricar equipamentos criados a partir de pesquisas em automação industrial. Mas logo o time percebeu que o grande salto viria de dentro de casa, literalmente.

A automação residencial oferecia um campo muito mais amplo, com impactos diretos na qualidade de vida das pessoas”, complementa.

Um mercado que despertou para a tecnologia

Três décadas depois, a realidade mudou, e muito. A automação deixou de ser um luxo para poucos e passou a integrar o cotidiano de milhares de brasileiros, especialmente após a pandemia, quando a casa se transformou em escritório, escola, cinema e academia.

Hoje temos smart TVs, receivers Atmos, sistemas de som, iluminação RGB, cortinas automatizadas. Sem automação, operar tudo isso vira um problema. Ela simplifica, conecta e potencializa a experiência arquitetônica”, conta.

A Scenario acompanhou esse crescimento. Com um ritmo constante de expansão de 20% ao ano nos últimos cinco anos, a empresa lidera um ecossistema de cerca de mil profissionais, entre colaboradores diretos e revendas credenciadas.

João atua diretamente em várias frentes: produção, suprimentos, vendas, recursos humanos e melhoria de processos. Mas destaca outro aspecto como o mais importante de sua função.

Manter um alto nível de engajamento e motivação da equipe. Isso é o que garante resultado”, ressalta.

Liderança com disciplina e propósito

Disciplina, segundo ele, é o segredo. E repete três vezes para não deixar dúvida: “disciplina, disciplina e disciplina”.

A máxima se aplica tanto aos negócios quanto à rotina pessoal. João é ciclista nas horas vagas, pedala em trilhas de terra e ainda encontra tempo para estudar saxofone.

São práticas que me ajudam a manter o foco e a criatividade”, conta.

Com dois filhos, um músico e outro engenheiro de automação, ele vê a tecnologia como um elo entre gerações:

É gratificante saber que contribuímos para melhorar a vida das pessoas com excelência. Isso nos motiva”.

Com um olhar pragmático e ambição controlada, ele agora mira o mercado internacional.

Nosso objetivo é transformar a Scenario em uma das melhores empresas do mundo em nosso segmento. Não é um sonho distante, com a consolidação da automação como necessidade global, a corrida por soluções integradas e intuitivas só tende a se intensificar”, completa.

Compartilhe

Leia também