Quase 7 de cada 10 cervejarias do Brasil não contam com pessoas negras em cargos de liderança. O dado está presente em pesquisa inédita, realizada pelo Guia da Cerveja, que buscou traçar um panorama sobre a diversidade no segmento no país. O trabalho apontou que 68% dos empreendimentos não têm sequer uma pessoa negra em cargos de liderança.
A pesquisa traça um perfil da participação negra na indústria da cerveja, com recortes por região e porte dos empreendimentos, também buscando avaliar quais são os principais desafios para que o segmento se torne mais diverso e representativo, pois hoje apenas 30% dos profissionais que atuam nas cervejarias são negros, contra uma presença de 56% desse contingente na população.
O trabalho também busca abordar os casos de preconceito dentro do setor e apontou que 52% dos estabelecimentos não contam com canais estabelecidos para denúncias de casos de assédio, discriminação ou qualquer outro tipo de tratamento injusto.
A pesquisa, quantitativa, foi realizada por meio de questionário online, com respostas coletadas em setembro, de 129 donos ou administradores de cervejarias.
“Esperamos que o material contribua não apenas para a compreensão de desafios, mas também para impulsionar decisões que tenham a busca pela equidade e a resolução de injustiças históricas como ponto norteador“, afirma Leandro Silveira, diretor de conteúdo do Guia da Cerveja.
As pesquisa completa pode ser acessadas aqui.