Siga nas redes sociais

Search

Como o e-commerce pode impulsionar os negócios no middle market?

Compartilhe

e-commerce
Foto: Anna Shvets/Pexels

As empresas de médio porte, denominadas middle market, enfrentam desafios específicos para alcançar resultados e sucesso esperados.

A busca por este espaço faz com que corporações tenham que encarar dificuldades, como limitações financeiras, por exemplo, já que não possuem o mesmo capital de grandes organizações e com isso precisam restringir seus investimentos, outra adversidade é com a grande concorrência no mercado, embora sejam negócios que geram receitas maiores que pequenas empresas, têm como desafio de estar em crescimento contínuo.

O segmento do e-commerce se apresenta como uma alternativa para essa fatia do mercado, sendo um propulsor que atua na geração de estratégias e ferramentas que impulsionam a expansão destas empresas no mercado digital.

Segundo a Uappi, empresa especializada em soluções tecnológicas e que trabalha com clientes deste porte, o trabalho opera focado na construção de diferenciais únicos de marca, na criação de experiências que encantem os clientes e na elaboração de uma comunicação direta e eficaz com o público.

Edmilson Maleski, CEO da empresa, enfatiza a importância de três pilares essenciais para o crescimento no e-commerce: audiência, excelência na experiência de compra e um relacionamento sólido com os clientes.

“Nós percebemos que as operações que mais crescem na Uappi são aquelas que possuem esses três pilares bem estabelecidos”.

Ele observa que empresas de médio porte, atualmente, enfrentam o desafio de crescer continuamente, muitas vezes dependendo das vendas por meio dos marketplaces e lutando para aumentar as vendas através de seus próprios canais.

“Vão se destacar marcas que não estão apenas focadas em seus produtos, mas em proporcionar experiências diferenciadas aos consumidores”.
Desafios de diferenciação no ambiente digital

No competitivo ambiente digital, onde há uma oferta massiva de lojas e marcas vendendo produtos similares, criar uma proposta de valor única é um dos maiores desafios.

“Você tem a capacidade de vender para o Brasil inteiro, mas também concorre com marcas na mesma proporção”.

Portanto, as empresas de médio porte precisam desenvolver estratégias que façam suas marcas se destacarem e serem percebidas de maneira diferenciada pelos consumidores.

Investimentos

Para quem vende na internet, dois investimentos são essenciais: uma plataforma de e-commerce robusta que atenda a todas as necessidades comerciais e promocionais, e investimentos em marketing de performance e relacionamento com os clientes.

“Para os negócios médios já validados, o crescimento da marca está na otimização e escala dos investimentos em marketing, além de campanhas frequentes para manter os atuais clientes ativos”.
Tendências e inovações no middle market

As tendências no middle market apontam para investimentos em construção de marca e exploração de novas mídias, como Tik Tok e YouTube, além da implementação de programas de fidelidade e cashback. Outra tendência crescente é o UGC (User-Generated Content), onde as próprias marcas incentivam os clientes a criarem conteúdos autorais, como reviews e compartilhamentos de experiências de compra.

“Essa é uma tendência global que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, especialmente com marcas B2C de alto consumo, como moda e cosméticos”, finaliza.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail