Siga nas redes sociais

Search

Gestão condominial sem estresse se baseia em legislação e tecnologia

Compartilhe

Foto: divulgação.

Os condomínios são ambientes que colocam pessoas com diferentes hábitos e expectativas em convivência diária. Essa multiplicidade de pessoas pode gerar atritos, especialmente quando não há clareza sobre direitos e deveres. Por isso, a legislação condominial deve ser vista como um importante instrumento, capaz de evitar conflitos e promover harmonia entre os moradores. Ela deve ser o livro de cabeceira do síndico, que precisa tomar decisões frequentemente complexas, muitas delas embasadas em aspectos legais.

A Lei dos Condomínios (Lei nº 4.591/64) e o Código Civil oferecem uma base jurídica para a resolução dos problemas condominiais e para uma gestão transparente. O desconhecimento dessas normas pode ser o estopim para problemas que vão desde questões menores, como o uso inadequado das áreas comuns, até situações mais graves, como inadimplência.

O síndico, como representante legal do condomínio, deve atuar com rigor e conhecimento da legislação, pois ele é o responsável direto por zelar pelo cumprimento das normas e pela resolução de conflitos. No entanto, lidar com essas questões sozinho pode ser arriscado. Nesse contexto, contar com uma assessoria jurídica especializada em direito condominial pode ser a diferença entre uma gestão eficiente e uma série de problemas legais.

Aqui entra a importância de uma assessoria jurídica que trabalhe de forma preventiva, sendo capaz de orientar o condomínio para que problemas sejam resolvidos com mais agilidade, mas, principalmente, evitados antes mesmo que ocorram. Esse modelo permite que o condomínio esteja sempre em conformidade com a legislação vigente, reduz os riscos de processos judiciais, além de auxiliar o síndico em decisões delicadas, como cobranças, multas e até mesmo na mediação de conflitos entre moradores, sempre com base na lei.

Para tornar a gestão condominial ainda mais eficiente, podemos fazer uso das tecnologias que estão surgindo para esse segmento; ferramentas que integram diversas funções, desde a comunicação até às finanças. No passado, a gestão era frequentemente conduzida por moradores, na maioria das vezes bem intencionados, mas sem o conhecimento técnico ou o tempo necessário para enfrentar os desafios que surgem em um condomínio. Hoje, os sistemas de gestão condominial permitem que o síndico realize uma administração mais segura, ágil e dentro das conformidades legais.

O uso dessas tecnologias reduz a margem de erros e evita que o síndico acumule responsabilidades para as quais não está preparado, mitigando riscos tanto para seu CPF quanto para o CNPJ do condomínio, sem falar nos passivos jurídicos e financeiros. Por isso, a assessoria jurídica combinada a uma plataforma segura é o melhor caminho para uma administração tranquila de um condomínio.

No App da uCondo, desenvolvemos uma ajuda a mais: a Sindy, nossa assistente virtual baseada em Inteligência Artificial (IA). Quando há conflitos é a ela que muitos moradores e síndicos recorrem antes de acionar o jurídico, porque a Sindy une o conhecimento da legislação condominial às regras internas do condomínio, oferecendo respostas e soluções totalmente personalizadas.

São diversas as soluções do mercado digital. O importante é compreender que não é mais necessário enfrentar problemas de gestão sozinho, que hoje os condomínios funcionam como verdadeiras empresas e que é possível obter a orientação jurídica e tecnológica que farão diferença na administração e satisfação de todos os envolvidos.

Compartilhe

Sócio-cofundador da uCondo, empreendedor, investidor, mentor e autor do bestseller “Eu Empreendedor”

Leia também

Receba notícias no seu e-mail