Por Renan Mota, co-CEO e fundador da Corebiz.
Praticidade, conveniência e variedade são algumas das principais prioridades de um consumidor ao fazer compras on-line. O comércio eletrônico cresce a cada ano com mais pessoas optando pelo universo digital. Frente a esse cenário existem algumas estratégias que podem ser implementadas para aprimorar um e-commerce. Uma delas é a omnicanalidade, que nada mais é do que a integração de todos os canais de comunicação e vendas disponíveis para os clientes.
Tradicionalmente, as empresas costumam operar de forma separada no que diz respeito a lojas físicas e sites, por exemplo. Com a evolução da tecnologia, mudou-se também o comportamento do comprador, que agora busca interagir com as marcas. A omnicanalidade visa atender justamente a essa demanda. Ao adotar a prática, é possível melhorar a satisfação do consumidor, aumentar a fidelidade e impulsionar as vendas.
A estratégia é essencial para negócios que desejam permanecer competitivos no mercado atual e alavancar o crescimento no ambiente digital.
Mais acesso aos consumidores
Além de turbinar as vendas oferecendo mais conveniência e praticidade, ao integrar diferentes canais de comunicação, as empresas também podem coletar dados importantes sobre o comportamento do cliente em vários pontos de contato. Isso permite uma compreensão mais profunda dos desejos de compra, além da personalização de ofertas e comunicações de acordo com cada preferência.
Flexibilidade
Consumidores buscam facilidade nas interações com uma empresa, independentemente do canal utilizado. Ao oferecer uma experiência omnichannel, eles podem escolher o contato de sua preferência sem comprometer a qualidade do serviço. Além disso, a omnicanalidade oferece às empresas a flexibilidade necessária para se adaptar rapidamente às mudanças no comportamento do cliente e às tendências do mercado.
À frente da concorrência
Empresas que adotam a omnicanalidade ainda têm vantagem competitiva por proporcionarem uma experiência mais fluida e integrada, o que pode atrair e reter novos clientes.
Menos custos
A implementação de uma estratégia omnichannel exige investimentos iniciais em tecnologia e integração de sistemas. No entanto, no longo prazo, pode resultar em redução de custos para a marca. Processos mais integrados e automatizados têm o poder de diminuir custos e minimizar erros operacionais.