Search

Automação: o futuro da gestão empresarial

Ronei Marcos Silva Marques
Foto: divulgação

Por Ronei Marcos Silva Marques, CEO da GestãoClick.

O Brasil ultrapassou a marca de 20 milhões de empreendedores registrados, conforme o Sebrae. Com o crescimento do empreendedorismo, o grande desafio é se destacar em um mercado competitivo, mas cheio de oportunidades.

Neste cenário, a automação de processos se consolida como uma tendência estratégica para empresas que buscam não apenas aumentar o seu diferencial, mas também otimizar a experiência do cliente e os resultados operacionais.

O fato é que as empresas precisam repensar estratégias de gestão se quiserem atender às expectativas de consumidores cada vez mais conectados e exigentes. Pequenos e médios negócios precisam de dados confiáveis para definir preços corretamente, gerenciar o estoque com eficiência e oferecer um atendimento personalizado, pontos essenciais para crescer e se destacar no mercado.

Nesse sentido, o uso de um software de gestão empresarial se torna fundamental para organizar processos, otimizar recursos e garantir decisões baseadas em dados. Em outras palavras, a eficiência operacional é a chave para a sobrevivência e expansão dessas empresas.

Chave para o crescimento em 2025

A automação de processos surge como resposta à demanda por personalização em escala, aumento de eficiência operacional e redução de custos com tarefas repetitivas e propensas a erros humanos.

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Automação (Abrasel) mostra que 72% das empresas que investem nesse tipo de tecnologia experimentam um aumento significativo na produtividade e na satisfação dos clientes.

Além disso, a estruturação de processos internos reduz desperdícios e garante previsibilidade nas operações, fortalecendo a capacidade de expansão e adaptação a cenários de crise.

Isso acontece porque além de acelerar processos internos, a automação também facilita a personalização das ofertas por meio de uma análise ágil de um grande volume de dados sobre comportamentos de consumo, tendências de mercado e preferências pessoais.

Com essas informações, as empresas conseguem criar ofertas mais personalizadas e atender melhor às necessidades do público. Esse é um diferencial competitivo essencial, uma vez que os consumidores valorizam marcas que proporcionam conveniência, resolutividade e um processo de compra descomplicado, aliado a um atendimento ágil e eficiente.

Como observado, o sucesso está diretamente ligado à capacidade de empreendedores estruturarem seus processos, manterem um controle financeiro rigoroso e atenção aos indicadores de desempenho. Contudo, inovar não precisa ser uma tarefa difícil e solitária.

O tempo pode ser um vilão ou aliado, quem se adaptar mais rápido terá mais chances de crescimento sólido e sustentável. Por isso, é essencial que empreendedores busquem constantemente formas de se reinventar, abraçando novas tecnologias e práticas que possam otimizar seus negócios.

Compartilhe

Leia também