A Capim, fintech especializada em soluções tecnológicas e financeiras para o setor odontológico, concluiu sua rodada Series A, levantando USD 27 milhões.
A extensão foi liderada pela Valor Capital e pelo QED, que se juntaram aos investidores anteriores, ONEVC, Canary e NXTP. Também participaram da rodada Endeavor, Saison e Actyus.
A Capim se destaca ao oferecer um SaaS verticalizado para o setor de odontologia, integrando produtos financeiros que facilitam o acesso a tratamentos.
Além do software, seu principal diferencial é o crédito para os pacientes das clínicas parceiras, suprindo uma lacuna deixada pelos grandes bancos que não conseguem atender adequadamente às necessidades do setor.
“Ficamos muito felizes por ter permitido acesso a procedimentos odontológicos para mais de 60 mil pessoas. São 60 mil sorrisos que sonhamos juntos com os pacientes nos últimos três anos e meio”, comenta Renata Ushima, diretora de riscos da Capim.
Em 2024, a fintech adicionou mais de 4 mil clínicas à sua base de parceiros, triplicou sua receita e consolidou sua posição no mercado. Hoje, centenas de milhares de pacientes utilizam o sistema de agendamento semanalmente para marcar consultas nas clínicas conectadas à Capim.
A rodada de investimento permitirá o lançamento da maquininha Capim, uma solução de pagamentos totalmente integrada ao sistema financeiro do SaaS.
“Estamos muito animados em lançar nossa maquininha, com taxas muito competitivas para os nossos clientes. Analisando nossa base de dados, nossas taxas são mais baixas do que as de 90% do mercado”, afirma Caio Tavares, diretor financeiro da Capim.
A participação da Valor Capital, conhecida por seu histórico com empresas de pagamentos como Stone e CloudWalk, reflete a convicção na tese da companhia, centrada em levar tecnologia e soluções financeiras inovadoras para o mercado de odontologia brasileiro, que movimenta mais de R$ 60 bilhões por ano via mais de 400 mil dentistas e 200 mil clínicas.
“A abordagem da Capim resolve desafios claros enfrentados pelos profissionais na gestão de suas clínicas e no financiamento e no pagamento de tratamentos. É um prazer investir em founders como Roberto e Marcelo, que têm uma cabeça orientada para o longo prazo, de construir um ativo enorme e que faça a diferença no setor de saúde brasileiro, começando por odontologia”, destaca Carlos Costa, sócio da Valor Capital.
Os recursos levantados serão investidos em três principais frentes: o lançamento da maquininha Capim, oferecendo uma solução integrada e competitiva para clínicas; o desenvolvimento de novos produtos de Inteligência Artificial para dentistas, otimizando as operações das clínicas; e a aceleração do Go-to-Market, ampliando a base de clínicas e pacientes atendidos.
Fundada em 2021 por Marcelo Lutz e Roberto Biselli, que se conheceram no MBA do INSEAD e se tornaram Empreendedores Endeavor em 2024, a Capim carrega em seu nome a essência de sua missão: ser simples, resistente e acessível, como o capim que cresce em todo o Brasil.