A Alura, plataforma de ensino do maior ecossistema de educação em tecnologia do Brasil, anunciou Adriano Almeida como novo CEO, incluindo as unidades de negócio Alura Para Empresas e Start by Alura.
Com uma trajetória de mais de 18 anos na empresa, o executivo assume a nova posição com o desafio de ampliar o impacto da Alura e fortalecer a atuação da escola na capacitação de profissionais de tecnologia em diferentes níveis de conhecimento.
Nos últimos anos, o executivo esteve à frente da Alura Para Empresas, unidade de negócios b2b especializada em educação corporativa e da Start by Alura, focada em Educação Básica. Agora, além de manter a liderança dessas unidades, ele também assume a gestão da Alura, plataforma de ensino voltada ao público b2c.
Formado em Sistemas de Informação e com MBA em Gestão de Negócios, Almeida traz uma visão estratégica e abrangente para impulsionar o crescimento da empresa.
“Estou muito animado com esse novo momento da Alura. Somos referência na qualificação de profissionais de tecnologia e queremos ampliar esse impacto, levando conhecimento em Inteligência Artificial, Dados e Automação para diferentes setores. Nosso objetivo é fortalecer carreiras, transformar negócios e contribuir para uma economia cada vez mais digitalizada”.
Entre suas prioridades como CEO, está a ampliação da oferta de soluções para profissionais mais experientes e seniores, incluindo mentorias com executivos do mercado, cursos imersivos, cases práticos e suporte especializado no desenvolvimento de carreira e empregabilidade. A estratégia também inclui a manutenção da excelência na formação de novos talentos que ingressam no mercado tech.
Movimentações na liderança do ecossistema
A nomeação de Almeida como CEO da Alura faz parte de uma reestruturação estratégica mais ampla. Em fevereiro deste ano, Juliano Tubino assumiu como CEO do ecossistema Alura, que engloba todas as marcas do grupo, Alura, FIAP e PM3, com foco no fortalecimento da governança e na expansão do ecossistema.
Nessa nova estrutura, cada unidade mantém autonomia para desenvolver suas iniciativas, ao mesmo tempo em que se beneficia da visão integrada do grupo.
Com essa movimentação, Paulo Silveira, fundador e até então CEO do grupo, passou a ocupar o cargo de Chief Vision Officer (CVO), reforçando sua presença junto à comunidade e estudantes.