Pesquisar

netLex acelera expansão com IA e consolida liderança na América Latina

Foto: David Rafael.
Foto: David Rafael.

O netLex, plataforma de gestão de contratos, acelerou a evolução tecnológica com o uso de inteligência artificial aplicada à gestão contratual e ao atendimento de consultas ao jurídico.

Um dos destaques foi o lançamento do Legal Intake, ferramenta integrada ao Microsoft Teams e, em breve, ao Slack, que automatiza e organiza a comunicação entre o jurídico e outras áreas da empresa.

A solução usa IA para fornecer respostas automáticas e contextualizadas diretamente no chat e, com recursos de triagem inteligente, prioriza as solicitações e garante maior controle sobre fluxos e prazos.

Fundada em 2014 e pivotada em 2018 pelos advogados e empreendedores Flávio Ribeiro e Wagner Possas, a legaltech surgiu para solucionar um dos maiores desafios das empresas: a gestão ineficiente de contratos, marcada por processos manuais, baixa padronização e alta dependência das áreas de negócio com o jurídico.

“O Legal Intake tem sido um divisor de águas, pois reduz o atrito na comunicação com o jurídico, traz previsibilidade e aumenta a eficiência operacional”, afirma Flávio.

A empresa também estruturou um framework de maturidade contratual, baseado nos pilares de segurança, eficiência e impacto financeiro. A metodologia permite que organizações identifiquem gargalos, otimizem processos e tornem o jurídico mais estratégico.

Com atuação em mais de 44 países, o netLex avança em sua estratégia de internacionalização, com foco especial em mercados como Colômbia, México e Peru.

A criação de uma operação dedicada à América Latina fortalece seu posicionamento como referência continental em soluções de CLM.

A empresa mantém um ritmo sólido de crescimento, com média anual superior a 50% e mais de 200% na expansão internacional impulsionada pela América Latina.

Esse movimento foi reforçado há cerca de um ano com o aporte da gestora americana Riverwood Capital, que impulsionou novos investimentos em tecnologia, internacionalização e evolução de produto.

“O aporte foi um marco, mas o mais importante foi o que conseguimos construir a partir dele. Hoje temos um produto ainda mais robusto, clientes globais em expansão e uma ambição clara: sermos o principal CLM global”, conclui.

Compartilhe

Leia também