A Clicksign, primeira plataforma de assinatura eletrônica do Brasil, conduziu a 1º Pesquisa de Mercado de Assinatura Eletrônica e Gestão de Contratos. De acordo com o estudo, 79,8% das empresas relataram ter modernizado o seu processo comercial após contar com a adesão do serviço.
A pesquisa indicou, também, que 63,5% das companhias que utilizam o serviço deixaram de usar papéis para esse tipo de documento.
O estudo, que contou com a participação de mais de 104 líderes e tomadores de decisão de diversas empresas brasileiras, constatou que a otimização de tempo, com 86,5%, e a validade jurídica, com 71,2%, foram os principais benefícios advindos pelo serviço de assinatura de documentos.
Outro dado interessante é o fato de 92,3% dos participantes ouvidos terem afirmado que a implementação da solução garantiu maior conversão de assinaturas, seja para transações comerciais ou acordos em geral.
De acordo com Michael Bernstein, CTO da Clicksign, esses resultados demonstram como a assinatura eletrônica é um serviço capaz de desburocratizar a formalização de documentos e facilitar o dia a dia de todas as pessoas envolvidas no processo.
Assim, além da redução de custos de impressão, essas empresas não precisam mais contar com os enormes arquivos físicos para armazenamento de contratos, além de terem eliminado gastos com papel e tinta, uma vez que todo o ciclo de vida do documento passa a ser gerenciado dentro de uma plataforma digital e armazenado em nuvem, facilitando a administração dos registros.
Já com relação às consequências do uso dessa tecnologia, 26% das corporações relataram ter identificado um crescimento no seu volume de negócios após a implementação da assinatura eletrônica.
O motivo por trás desse resultado passa muito pela rapidez com que os contratos são firmados. De acordo com o estudo, 38,5% das instituições passaram a ter os documentos assinados em até 24 horas, enquanto 46,2% concluem o negócio em até uma semana.