A XP e a Rico anunciaram nesta segunda-feira, dia 24 de janeiro, o lançamento de um fundo focado em empresas que trabalham com o metaverso.
Com aporte mínimo de R$ 100, voltado ao público geral, o produto replica um índice da Bloomberg que, atualmente, reúne 30 ações globais de companhias de tecnologia, como Apple, Microsoft e Meta.
“Trata-se de um produto inserido em um mercado que poderá faturar mais de US$ 800 bilhões em 2024 segundo projeções da Bloomberg”, destaca Henrique Sana, especialista de investimentos temáticos e alternativos da XP.
O fundo conta com proteção cambial à variação do dólar ante o real, tem taxa de administração de 0,75% ao ano e não possui taxa de performance.
No recorte por segmento, o índice engloba companhias que atuam nas áreas de internet, serviços de mídia, entretenimento e conteúdo, tecnologias para hardware, software, entre outras.
“O fundo privilegia a diversificação global e setorial para selecionar os melhores ativos, ou seja, as empresas globais que estão na vanguarda da tendência do metaverso, da produção de games de realidade aumentada ao mercado de ativos digitais, como criptomoedas”, avalia.