Siga nas redes sociais

Search

Os planos da Todas Group para acelerar 1 milhão de mulheres em até 5 anos

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Segundo pesquisas do Linkedin, as mulheres são maioria nas formações superiores, porém seguem com cargos e salários mais baixos nas empresas. Na pandemia, esse cenário piorou ainda mais. Uma plataforma digital surgiu há dois anos com objetivo de acelerar carreiras de mulheres com tecnologia, conteúdo e apoio em escala, trazendo nomes importantes para auxiliar nesse processo. Para saber mais detalhes, conversamos com Tatiana Sadala, co-fundadora da Todas Group. Confira abaixo:

Como funciona a Todas Group?

Tatiana: O Todas Group é uma plataforma digital que acelera carreiras de mulheres através de tecnologia, conteúdo e apoio em escala. Uma rede de confiança onde todas crescem junto às maiores referências femininas do país. Desenvolvemos a partir de uma pesquisa proprietária um programa da líder do novo mundo, com 16 habilidades essenciais e atemporais comuns entre lideranças femininas de sucesso, que chegaram em posições ocupadas por apenas 20% de mulheres, entre elas autoconfiança, posicionamento, alta performance emocional, entre outras. Tudo compartilhado através do método TODAS, com foco em 3Ms:

  1. mente: como funciona o cérebro feminino.
  2. modelagem: como se desenvolver em cada habilidade.
  3. metodologia: como colocar em prática imediatamente. 

São mentoras do programa grandes referências, como a maior investidora do país, Camila Farani, a apresentadora da CNN e advogada, Gabriela Prioli, e a faculty da Singularity, universidade da NASA, Carla Tieppo, entre outras. 

De onde surgiu a necessidade de estruturar um negócio com essa proposta?

Tatiana: Em nenhum lugar do mundo as mulheres estão crescendo na mesma proporção que os homens profissionalmente. Mulheres ocupam apenas 20% das posições executivas e menos de 10% das posições de CEOs de empresas, de acordo com pesquisa da PageGroup e Fundação Dom Cabral. Além disso, as mulheres que ocupam esses cargos se sentem menos realizadas profissionalmente e, a jornada de trabalho de todas as mulheres, em geral, é mais exaustiva que a dos homens (43% das profissionais mulheres tiveram algum sintoma de burnout nos últimos 12 meses enquanto 35% dos homens). Na pandemia houve um retrocesso no avanço nas carreiras das mulheres, 30 dias de atraso em liderança feminina e o tempo para atingirmos equidade de gênero no mundo subiu de 99 para 136 anos. Ficaram evidentes as barreiras para o crescimento e a realização profissional das mulheres. O Todas Group nasceu digitalmente, durante a pandemia, unindo todas as mulheres junto às maiores referências do país para todas crescerem juntas. Na época, eu trabalhava numa grande multinacional liderando equipe de mais de 50 pessoas, tinha uma carreira tradicional na economia real enquanto minha sócia, Dhafyni, vinha de uma carreira empreendedora na nova economia, com experiências muito diferentes mas com algo em comum: a vontade de ver mais mulheres crescendo. Hoje, temos na nossa comunidade desde mulheres que estão começando a carreira até grandes CEOs. Nossa missão é acelerar 1 milhão de carreiras em 5 anos.

Qual a importância em capacitar mulheres para o mercado de trabalho? Quais são os diferenciais?

Tatiana: Muitas vezes, mulheres são mais capacitadas que homens para determinadas funções, mas algumas barreiras as impedem de crescer profissionalmente. Hoje, as mulheres são maioria das formandas em universidades no país e a maioria dos alunos em ensino online, mas ainda assim, a minoria nas empresas e em menor proporção ainda em cargos de liderança. Segundo pesquisa do Linkedin, mulheres se candidatam para novas posições quando têm 100% das habilidades apontadas, enquanto homens com apenas 60% das habilidades já se candidatam. Também segundo pesquisa, mulheres ganham em torno de 20% a menos que homens ocupando as mesmas funções no país. Apenas 45% acreditam que podem chegar onde sonham profissionalmente nas empresas onde atuam e 75% das pessoas, homens e mulheres, reconhecem que recebem oportunidades diferentes de acordo com seu gênero. Diante do cenário, o Todas Group oferece tecnologia, conteúdo e apoio para mulheres se capacitarem para crescer no novo mundo. O mundo está mudando numa velocidade tamanha que muitas pessoas precisarão aprender novas habilidades para se manter no mercado de trabalho. Queremos que mulheres saiam na frente. 70% das mulheres dizem não ter referências femininas de sucesso por perto. No Todas, aprendem direto com as maiores referências do país em suas respectivas áreas de atuação. Além da curadoria, o diferencial é poder crescer em rede, num espaço seguro e de confiança, desenvolvimento com a expertise de crescimento feminino, que junta a ciência de um programa de 16 habilidades baseado em pesquisa do que acelera carreiras de mulheres com a arte da tecnologia de conexões para networking e suporte.

Como funciona a plataforma da Todas Group?

Tatiana: A plataforma funciona num membership para pessoas físicas e corporativas, durante um ano de acesso. O membership dá acesso a absolutamente tudo que acontece nessa rede, de conteúdo proprietário à tecnologia para conexões e suporte. 

O que encontra na plataforma: 

  1. O programa das 16 habilidades da liderança feminina do novo mundo.
  2. Os encontros de mentoria 4.0 que acontecem ao vivo.
  3. Conteúdos complementares e livros de cabeceira das maiores referências femininas do país.
  4. Área de suporte de especialistas em carreira que funciona em chat em até 48h.
  5. Área de tecnologia para networking entre membras por afinidade. 

Quais os planos da empresa para este ano?

Tatiana: Estamos colecionando histórias de sucesso das membras que dizem se sentir mais seguras e confiantes, conquistando promoções e seus sonhos profissionais. Temos um ritual de celebração internamente de cada membra que compartilha sua conquista profissional. Nosso NPS já passou a casa dos 93 e continuamos comprometidas em avançar na plataforma para cada vez mais acelerarmos na prática as carreiras das mulheres e os ambientes de trabalho. Nossa meta este ano é fechar parceria com 100 empresas. Já estamos com grandes empresas e altas taxas de engajamento, que chegam a 90% em algumas empresas. Queremos expandir nas grandes empresas enquanto contribuímos com as pequenas e médias empresas também. Este ano estamos reforçando nossa estrutura de real-time listening da comunidade para avançarmos rapidamente no que mais as mulheres e as empresas precisam de fato nesta aceleração de carreira e bem-estar enquanto avançamos nos ambientes de trabalho, além de conteúdo e tecnologia. 

Confira outras entrevistas do Economia SP Drops clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail