O impulso do Pacto Global da ONU nas práticas sustentáveis

São mais de 18 mil organizações mundiais buscando fortalecer iniciativas empresariais voltadas para o desenvolvimento social, ambiental e governamental. Uma proposta da qual a Opy Health, companhia que lidero, também é parte.

Por meio da Rede Brasil do Pacto Global, uma iniciativa da ONU que engaja o setor privado a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, empresas alinham suas operações a ações estratégicas fundamentadas nos princípios universais de direitos humanos e do trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Ao entrar no Pacto Global, a organização se compromete a seguir as resoluções, avançando e fortalecendo, assim, a atuação nas dimensões ESG e desenvolvimento tecnológico, além de engajar os mais diversos públicos para assuntos pertinentes ao desenvolvimento sustentável, sempre alinhada aos 17 objetivos globais constituídos pela ONU.

E por que esse encaminhamento é crucial? A cada ano, mais de 13 milhões de mortes são resultado de causas ambientais evitáveis, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Inclusive, 99% da população mundial ainda respira ar que excede os limites de qualidade recomendados pela OMS.

Uma preocupação excepcional para o setor da saúde, afinal lidamos com vidas, equacionando custos e recursos à crescente demanda.

Dentro dos nossos ativos aqui na empresa, mesmo antes de nos tornarmos signatários, algumas práticas voltadas a propósitos semelhantes já eram realizadas.

No Hospital Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte, a modernização da cozinha do restaurante substituiu o gás liquefeito de petróleo pela energia elétrica, favorecendo o uso de energia oriunda de uma matriz que, no nosso caso brasileiro, é muito mais limpa e livre de carbono do que a média mundial.

Os equipamentos têm preocupação em eficiência energética, usam melhor o recurso e de quebra aquecem menos a cozinha. Mais conforto aos funcionários, menos emissão de gases estufa.

E com resultado semelhante, no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus, o gás liquefeito de Petróleo cedeu lugar para o gás natural, que já foi implantado em mais de 80% do complexo.

Uma iniciativa que também contribui para uma atmosfera mais limpa e de fornecimento constante, reduzindo as emissões geradas pelo tráfego diário de caminhões-tanque.

Atividades indispensáveis, que vão além do habitual cuidado hospitalar e impactam, em macro escala, a vida de todos.

O desenvolvimento sustentável é vital e não só pode como deve ser repensado como prioridade em organizações que também, e especialmente, são responsáveis por moldar estruturas corporativas com consciência ambiental coletiva.

O Pacto Global da ONU é um interessante compromisso, que tem na esfera civil e coletiva um norte para auxiliar o setor empresarial no engajamento às metas de desenvolvimento que são de interesse de todos.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais