Siga nas redes sociais

Search

O impulso do Pacto Global da ONU nas práticas sustentáveis

Foto: Elena/AdobeStock
Foto: Elena/AdobeStock

São mais de 18 mil organizações mundiais buscando fortalecer iniciativas empresariais voltadas para o desenvolvimento social, ambiental e governamental. Uma proposta da qual a Opy Health, companhia que lidero, também é parte.

Por meio da Rede Brasil do Pacto Global, uma iniciativa da ONU que engaja o setor privado a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, empresas alinham suas operações a ações estratégicas fundamentadas nos princípios universais de direitos humanos e do trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Ao entrar no Pacto Global, a organização se compromete a seguir as resoluções, avançando e fortalecendo, assim, a atuação nas dimensões ESG e desenvolvimento tecnológico, além de engajar os mais diversos públicos para assuntos pertinentes ao desenvolvimento sustentável, sempre alinhada aos 17 objetivos globais constituídos pela ONU.

E por que esse encaminhamento é crucial? A cada ano, mais de 13 milhões de mortes são resultado de causas ambientais evitáveis, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Inclusive, 99% da população mundial ainda respira ar que excede os limites de qualidade recomendados pela OMS.

Uma preocupação excepcional para o setor da saúde, afinal lidamos com vidas, equacionando custos e recursos à crescente demanda.

Dentro dos nossos ativos aqui na empresa, mesmo antes de nos tornarmos signatários, algumas práticas voltadas a propósitos semelhantes já eram realizadas.

No Hospital Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte, a modernização da cozinha do restaurante substituiu o gás liquefeito de petróleo pela energia elétrica, favorecendo o uso de energia oriunda de uma matriz que, no nosso caso brasileiro, é muito mais limpa e livre de carbono do que a média mundial.

Os equipamentos têm preocupação em eficiência energética, usam melhor o recurso e de quebra aquecem menos a cozinha. Mais conforto aos funcionários, menos emissão de gases estufa.

E com resultado semelhante, no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus, o gás liquefeito de Petróleo cedeu lugar para o gás natural, que já foi implantado em mais de 80% do complexo.

Uma iniciativa que também contribui para uma atmosfera mais limpa e de fornecimento constante, reduzindo as emissões geradas pelo tráfego diário de caminhões-tanque.

Atividades indispensáveis, que vão além do habitual cuidado hospitalar e impactam, em macro escala, a vida de todos.

O desenvolvimento sustentável é vital e não só pode como deve ser repensado como prioridade em organizações que também, e especialmente, são responsáveis por moldar estruturas corporativas com consciência ambiental coletiva.

O Pacto Global da ONU é um interessante compromisso, que tem na esfera civil e coletiva um norte para auxiliar o setor empresarial no engajamento às metas de desenvolvimento que são de interesse de todos.

Compartilhe

CEO da Opy Health

Leia também

Receba notícias no seu e-mail