Siga nas redes sociais

Search

A importância da educação para investimentos

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Rogério Araújo é gestor e consultor financeiro, especialista em investimentos, fundador da Roar Educacional Consultoria e líder educacional da corretora de investimentos Vítreo.

Educação financeira é fundamental. É essencial para uma vida equilibrada, não apenas economicamente, mas emocionalmente também. Sem as finanças sob controle, é impossível ter qualidade de vida. E sem educação financeira não há como ter saúde financeira. Já pensou nisso?

Se você vive endividado, gasta por impulso, sem necessidade e não consegue poupar para realizar metas a médio e longo prazo, é hora de repensar sua relação com o dinheiro. A educação financeira proporciona um melhor entendimento sobre dinheiro, finanças, gastos e consumo. É conhecimento importante para uma vida próspera e sem tantos apertos. 

A educação financeira também funciona como um passaporte para um estágio financeiro ainda mais confortável. Eu explico. Falamos muito sobre educação financeira, mas é preciso falar também sobre educação para investimentos, ou seja, aprender a fazer o dinheiro trabalhar por você. 

Já pensou em investir, fazer o dinheiro render? Não estamos falando apenas de guardar dinheiro, mas de fazer o seu dinheiro se multiplicar. 

O sonho de ficar rico da noite para o dia tem levado cada vez mais pessoas a investir no mercado de ações, em especial no day trade. A modalidade se popularizou nos últimos anos e tem atraído cada vez mais investidores.

Um aumento que explica o número cada vez maior de pessoas físicas investindo na Bolsa de Valores: já são mais de 5 milhões de investidores, de acordo com os últimos dados divulgados pela B3. 

Mas ganhar dinheiro não é tão rápido e simples assim. Sem educação e preparo, o sonho pode se tornar um pesadelo com perdas além do esperado. Para investir também é preciso estudar e se preparar para o mercado, como em qualquer carreira profissional. 

E é aí que entra a educação para investimentos. Com o número cada vez maior de pessoas investindo em produtos financeiros, cresceu também as opções de cursos, treinamentos e palestras voltados para as pessoas que querem fazer o dinheiro render com investimentos. A internet tem conteúdo gratuito, inclusive para iniciantes. São várias modalidades, para diversos objetivos. 

Se a educação financeira básica é primordial para mudar a forma como as pessoas lidam com o dinheiro, a educação financeira para investimentos representa uma virada de chave na maneira de fazer o dinheiro render para você. Mas o primeiro, e mais importante investimento a se fazer, é em educação, conhecimento e preparo. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail