Siga nas redes sociais

Search

Inovação aberta: Votorantim Cimentos busca soluções e tecnologias em concreto leve

Foto:  Hoda Bogdan/AdobeStock
Foto: Hoda Bogdan/AdobeStock

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, lançou dois desafios em sua plataforma de inovação aberta, em busca de soluções e novas tecnologias na área de concreto leve e construção de parede de concreto in loco.

No primeiro caso, a empresa busca ideias que tornem as estruturas em concreto mais leve, reduzindo custos, e melhorem e ou dispensem o acabamento no concreto. Apesar da sua durabilidade e resistência, o custo e a qualidade de acabamento no uso deste produto em sistemas de fechamento externo podem ser aprimorados. Outra oportunidade de melhoria é a utilização do concreto na instalação de pisos, já que essa aplicação exige resistência com baixo peso.

No segundo caso, o objetivo é encontrar soluções que tornem o sistema de parede de concreto mais acessível para que possa ser adotado amplamente pelo mercado da construção. O sistema é utilizado por grandes construtoras no Brasil como uma forma de obter mais eficiência operacional e agilizar o processo de construção de empreendimentos no geral. Neste tipo de método construtivo a parede é moldada no local da obra e utiliza apenas o material concreto para sua estrutura e vedação. As paredes e lajes maciças de concreto são moldadas já na sua espessura final, tornando o reboco desnecessário. Atualmente, este tipo de sistema construtivo é utilizado majoritariamente por grandes construtoras, que detém o conhecimento técnico e equipamentos para execução do processo.

“O foco dos novos desafios é buscar mudanças positivas no mundo da construção por meio da evolução de processos, tornando-os mais industrializados e acessíveis”, afirma gerente geral de planejamento estratégico e inovação da empresa, Danielle Totti

Os interessados em propor soluções podem inscrever pelo site clicando aqui até 1 de julho.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail