Siga nas redes sociais

Search

SUSEP autoriza Darwin Seguros a iniciar operações como seguradora digital

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

A Darwin Seguros, de São Paulo, recebeu nesta quarta-feira, dia 6 de julho, a autorização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) a autorização para iniciar suas operações como seguradora digital.

A startup foi a primeira empresa a receber a licença temporária na segunda edição do Sandbox, ambiente experimental criado pela SUSEP para promover a satisfação dos clientes e o desenvolvimento tecnológico no mercado de seguros brasileiro.

A empresa foi fundada por Firmino Freitas e Carlos Alberto Souza Barros, que eram clientes de seguradoras tradicionais e sentiam as dores comuns a grande parte dos clientes desse tipo de serviço, como mensalidades caras, burocracia e ineficiência na hora de acionar o seguro.

A partir disso, os empreendedores viram uma oportunidade de propor uma solução personalizada e adequada a diferentes perfis de motoristas.

O primeiro produto é um seguro de proteção veicular completo, baseado em inteligência artificial  e  100% digital.

O cliente fará o download do aplicativo em seu aparelho, que executará  uma análise de perfil do condutor, considerando seu estilo de vida e o modo como dirige.

Isso permitirá a criação de parâmetros de precificação mais precisos, personalizados e adaptáveis para o cálculo do prêmio de cada usuário.

A companhia não utilizará o sistema padrão de preço médio do seguro baseado em perfis semelhantes, usado por boa parte da concorrência e que acaba criando médias injustas.

Toda a jornada do cliente será livre de excesso de burocracia e papelada, com expectativa de que os sinistros sejam resolvidos em um período de tempo até 95% menor que na concorrência.

“Nosso objetivo não é, e nunca será, crescer a qualquer custo. Afinal, nossa tecnologia nos permite identificar os bons motoristas e, para estes, oferecer preços mais adequados ao respectivo risco e exposição. Essa é a nossa principal missão. Além disso, temos bastante consciência da responsabilidade que é cuidar de um bem tão importante do brasileiro como o seu carro e, por isso, não abriremos mão da oferta de uma experiência diferenciada”, destaca Firmino Freitas, co-fundador da Darwin Seguros.

A primeira captação contou com a participação de investidores estratégicos como Felipe Affonso, ex-diretor do Softbank Brasil, Antonio Lemos, ex-CEO da Unidas, Ricardo Bechara, ex-CEO e fundador da Rappi Brasil, Fernando Julianelli, CEO da Stockcar, e Enrico Ventura, ex-diretor geral na Bradesco Seguros Auto/RE. A rodada também contou com a participação  de dois importantes players institucionais do venture capital: Duxx Investimentos e Invisto.

“O propósito da Invisto é criar soluções globais a partir de potenciais locais. Acreditamos que uma startup é capaz de desenvolver soluções capazes de impactar positivamente a vida de milhões de pessoas em nível nacional e, até mesmo, global. Queremos investir em empresas que topem o desafio de sonhar grande. A Darwin está definitivamente alinhada com o nosso propósito, com um time extremamente preparado e comprometido com o objetivo de melhorar a experiência dos condutores brasileiros. A licença da SUSEP é um ‘sinal verde’ para a Darwin colocar o ‘pé no acelerador’ da disrupção do mercado de seguros automotivos no Brasil”, completa Gabriel Ferreira Duarte, analista de investimentos da Invisto.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail