Siga nas redes sociais

Search

Como promover a atração e retenção de talentos

Renata Fonseca. Foto: Bruno Aranha/divulgação.
Renata Fonseca. Foto: Bruno Aranha/divulgação.

Para algumas empresas, conquistar talentos é a arte que tem como premissa a persistência e habilidade na escolha de um candidato apto à uma vaga ofertada.

No entanto, mais do que estar atento às habilidades de um candidato, o recrutador e a empresa também precisam estar a par do mercado, a fim de entenderem juntos quais são as melhores estratégias que podem adotar para atração e captação de novos profissionais.

“Hoje as necessidades dos candidatos são diferentes. Enquanto uns buscam salário e benefícios, outros buscam formas para se desenvolverem e crescerem dentro das empresas. Ter este olhar atento é fundamental para entender e compreender essas diferentes necessidades”, explica Renata Fonseca, sócia e diretora da Refuturiza Empregos, plataforma focada na empregabilidade de jovens e adultos das classes C e D.

Para a especialista em gestão de pessoas e também psicóloga, investir em talentos é uma grande oportunidade que as empresas têm para demonstrar o quanto se importam com os colaboradores. Isso porque o déficit de capacitação é hoje um dos principais gargalos do mercado de trabalho.

“Mais do que buscar profissionais prontos, as empresas precisam estar preparadas para investir no treinamento de seus profissionais, desenvolvendo suas habilidades e competências”, afirma. 

Reconhecimento profissional, segundo Renata, também é outra forma de assegurar a permanência de um funcionário na empresa. Afinal, desenvolver e reconhecer a importância do colaborador dentro da organização faz com que ele se sinta ainda mais motivado a crescer dentro da empresa.

“Não estamos falando de reconhecimento monetário, algo que também é importante principalmente para a realidade das pessoas que compõem as classes C e D. Mas sim deixar claro o quanto aquele colaborador é essencial para o bom andamento das atividades, reconhecendo seus esforços em prol da organização”, argumenta.

Conforme a diretora, a criação de um plano de carreira e o investimento na educação e formação dos talentos também são ações que podem ajudar as empresas nesse processo. Afinal, essas ações mostram que, de fato, elas desejam desenvolver pessoas.

LEIA TAMBÉM

Magalu abre 100 vagas em curso de tecnologia exclusivo para mulheres

B2Mamy e Marisa vão capacitar mães e mulheres em situação de vulnerabilidade

Zillennials: como engajar a geração desengajada?

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail