Se tem algo que a pandemia ensinou é que muito trabalho pode ser feito totalmente pelo ambiente digital e em home-office.
A Hiro, agência de comunicação full service, é uma das empresas que entenderam isso e hoje já trabalha 100% no chamado metaverso.
Mas o que é metaverso?
Entenda-se por metaverso um espaço virtual onde é possível fazer praticamente tudo que existe no chamado mundo real.
Este ambiente online permite que os usuários trabalhem, se encontrem, se socializem e joguem, por exemplo.
Por isso, no início de 2020, devido à pandemia, a Hiro precisou se adaptar a uma nova realidade.
A equipe passou a trabalhar em home-office e, desde então, tem investido em estratégias para garantir o bem-estar de todos, sem perder o foco no clima organizacional.
“O trabalho remoto, que já era uma tendência, foi muito bem recebido por todos e, mesmo com as medidas de flexibilização do distanciamento social, a empresa decidiu permanecer com esse modelo”, explica Lucas Nascimento, fundador da Hiro
Tomada a decisão, a Hiro foi atrás de recursos ainda mais eficazes para manter o entrosamento da equipe. Foi assim que conheceram o Gather Town, plataforma virtual criada para o encontro entre pessoas.
Logo no primeiro acesso, Lucas entendeu que poderia construir o próprio escritório e deixar cada ambiente com a identidade da Hiro.
“Atualmente, temos salas de reunião, recepção e estações de trabalho compartilhadas, tudo dentro do metaverso”, explica.
Também existe uma cozinha, área de descompressão e sala de jogos. Cada membro da equipe contribuiu com a escolha dos móveis e objetos de decoração, de modo a deixar o ambiente mais acolhedor e amistoso.
Lucas, que também é gestor comercial da Hiro, conta que durante a pandemia a agência cresceu muito.
“Só para ter ideia, dobramos o faturamento no período”, diz.
Ele explica que a parceria com esse ambiente virtual, o Gather Town, tem dado certo e os resultados são visíveis.
“Estamos em contato com eles para representar o Gather Town aqui no Brasil”, complementa.
A Hiro sabe que a integração de equipes vai além de um ambiente físico ou virtual. Por isso, segundo Lucas, está sempre em busca de recursos que viabilizem a cultura da empresa e melhorem a jornada do colaborador e do cliente.
“O propósito maior é proporcionar, a ambos, soluções inovadoras e experiências positivas, com foco na humanização de processos e no alinhamento a esse novo mundo chamado metaverso”, explica.