Siga nas redes sociais

Search

4 vantagens do uso do WhatsApp para o ensino de inglês

Foto: E1N7E/Pixabay
Foto: E1N7E/Pixabay

O déficit educacional no Brasil inclui, além das matérias que já estão na grade, outro tema: a proficiência em inglês.

Mesmo com o aprendizado da língua estrangeira sendo obrigatório a partir do Ensino Fundamental II, segundo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é necessário mais atenção às metodologias. 

Conforme dados do British Council, observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, a maioria dos professores que dão aulas de inglês nas escolas públicas no Brasil não possui formação específica para lecionar a disciplina e 81% reclamam da falta ou da inadequação do material didático usado nas aulas.

Foram exatamente essas lacunas que fizeram o empresário alemão Jan Krutzinna pensar em uma solução para contribuir com melhorias na prática de inglês. Ele criou a ChatClass, startup que visa revolucionar a educação de forma interativa via chat pelo WhatsApp e Instagram, e indica quatro vantagens do aplicativo para o aprendizado: 

1- ADESÃO E FAMILIARIDADE

A rotina do brasileiro para envio de mensagens e áudios pelo WhatsApp insere o app como ferramenta mais citada para comunicação instantânea, como mostra a pesquisa Uso de apps do Brasil realizada pelo Mobile Time e Opinion Box. O estudo revela que o aplicativo ficou em primeiro lugar entre os 10 apps mais presentes na tela inicial do smartphone. Por haver essa familiaridade, os cursos online têm mais chances de adesão e engajamento. 

2- TECNOLOGIA DESCOMPLICADA

O WhatsApp apresenta tecnologia ágil e rápida para o compartilhamento dos exercícios de forma automatizada por meio de chatbots. Outro ponto importante, não exige conhecimentos de programação e softwares para que o professor crie seus próprios cursos.   

3- PRÁTICA E CONVERSAÇÃO

Sempre notei o ensino de inglês no Brasil com pouca conversação, silencioso. No WhatsApp, as pessoas têm a oportunidade de quebrar a timidez na hora de falar uma língua estrangeira. O ambiente do app traz mais conforto e segurança por haver uma certa intimidade também do usuário. A ferramenta possibilita o envio de áudios e textos, com perguntas de diversos formatos, organizadas em pílulas de conteúdo com correções automáticas.

4- NÃO OCUPA ESPAÇO NA MEMÓRIA DO CELULAR

Além de alcançar expressiva capilaridade por ser 100% online e acessível a qualquer hora do dia, o uso da ferramenta para as aulas não demanda novos downloads de outros apps e não consome muitos dados de 4G/5G.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail