Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa revela que mais de 40% das empresas não tem controle sobre os próprios dados

Foto: merhanhaval22/Pixabay
Foto: merhanhaval22/Pixabay

O Relatório de Governança e Empoderamento de Dados de 2022, da Quest Software, analisou os principais desafios e inovações em governança e gerenciamento de dados. O relatório apontou que 45% dos líderes de TI vêm a a qualidade dos dados como o principal desafio nos esforços da liderança.

Embora reconheçam sua importância, estão lutando para melhorar a capacidade de alavancar estas informações de maneira estratégica e máxima na prática.

“Os usuários em todos os níveis técnicos têm vantagem quando têm total visibilidade, controle e confiança em suas informações. Informações confiáveis e operações eficientes nunca foram tão influentes na determinação do sucesso ou fracasso das metas de negócios. Quando as pessoas não têm acesso a dados de alta qualidade, a confiança e orientação para usá-los corretamente, é praticamente impossível para eles alcançarem os resultados desejados”, avalia Marco Fontenelle, general manager LATAM da Quest Software.

A pesquisa também revelou que os líderes empresariais lutam não apenas para entender os dados, mas para localizá-los e usá-los em primeiro lugar.

Dos entrevistados, 42% dizem que pelo menos metade deles eram “dados obscuros”. Ou seja, retidos pela organização, mas não utilizados, incontroláveis e inacessíveis.

Embora os desafios de visibilidade e observabilidade de dados sejam diferentes entre os setores, o DataOps foi amplamente reconhecido como a principal solução para impulsionar a capacitação.

Dos executivos entrevistados, 9 em cada 10 concordaram que o fortalecimento dos recursos de DataOps melhora sua qualidade, a visibilidade e os problemas de acesso em seus negócios.

Atualmente, apenas 37% dos entrevistados descrevem seus processos de DataOps como automatizados, e uma proporção igualmente pequena relata ter catalogação e mapeamento automatizados hoje (36% e 35%, respectivamente).

“As empresas de hoje são praticamente forçadas a serem orientadas por dados e baseadas em evidências em suas estratégias, mas ainda enfrentam obstáculos significativos que impedem que seu pessoal seja totalmente capacitado para trazê-los para todas as decisões. As organizações que investem na construção de uma cultura data driven em primeiro lugar – alimentada pela automação nos processos DataOps, com informações de alta qualidade, governança e acessibilidade em toda a empresa – para impulsionar o sucesso dos negócios terão a vantagem”, explica Richard Rule, diretor LATAM de Data Empowerment da Quest Software.

A pesquisa foi realizada com 220 profissionais de negócios e TI responsáveis e/ou familiarizados com governança de dados e estratégias de capacitação, investimentos e operações em suas organizações.

Todas as organizações representadas na pesquisa têm mais de 1.000 funcionários e receitas anuais de mais de US$ 100 milhões. O relatório completo está disponível clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail