Siga nas redes sociais

Search

Investir ou não em inglês profissional: a decisão entre sobreviver e se sobressair no mundo dos negócios

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Diego Villegas, CEO da Slang.

A importância do domínio de inglês para o mundo profissional já não é mais questionável. Como exemplo disso, pessoas e empresas ao redor do mundo aumentaram a demanda por aulas particulares para melhorar a fluência neste idioma. No entanto, é importante entender que, ainda que uma pessoa seja capaz de se comunicar em inglês no dia a dia, se ela não domina o vocabulário técnico, como frases e expressões próprias da função que desempenha, ela também faz parte do que chamamos de “analfabetismo profissional.”

Mas o que é o analfabetismo profissional? Simplificando, é quando a falta de proficiência em inglês técnico – focado em termos específicos e jargões de uma área de conhecimento ou setor de atuação – impede um profissional de desenvolver plenamente sua carreira. Isto afeta não somente o indivíduo, mas também seus colegas e o desenvolvimento da empresa em que trabalha. Dentro deste contexto, é importante mencionar que isso não tem nenhuma relação com inteligência, uma vez que o analfabetismo profissional também inclui colaboradores altamente capacitados e comprometidos com seu trabalho. O termo apenas se refere à falta de oportunidade de desenvolvimento e  aprendizado ligado à falta de proficiência no idioma.

Ignorar ou evitar o problema não é uma opção no mundo em que vivemos. Isso porque, segundo a Randstad, empresa especializada em recursos humanos, 75% da literatura científica do mundo está codificada em inglês especializado, e 80% das informações armazenadas na internet também estão nessa língua. Além disso, um estudo realizado pelo The Modern Language Journal estima que o leitor precisa conhecer pelo menos 95% das palavras que compõem um texto para compreendê-lo plenamente.

Esses dados nos fazem refletir e levantar a seguinte pergunta: basta contar com colaboradores que dominam um inglês que lhes permite lidar apenas com situações triviais, como pedir uma comida em um restaurante? Ou investir em capacitação para que possam adquirir e compartilhar esse conhecimento técnico é uma opção melhor? Tornar visível a proficiência especializada de inglês em indústrias específicas é fundamental para gerar melhores oportunidades de crescimento, assim como maior valor agregado para as empresas e seus colaboradores.

Todos sabemos que investir em formação é investir num futuro próximo, e usar desse investimento para melhorar o domínio de inglês profissional dos nossos colaboradores é escolher impulsionar o desenvolvimento das nossas empresas por meio de um conhecimento ao qual poucas pessoas têm acesso. O inglês profissional possibilita o progresso e acesso ao conhecimento.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail