3 estratégias de gamificação que aumentam o engajamento dos colaboradores

De acordo com um levantamento da ResearchAndMarkets, a aplicação de estratégias de gamificação nas empresas aumenta a produtividade das equipes em até 90%, enquanto a conscientização das metas do grupo pode chegar a 86%.

Os dados da pesquisa comprovam a eficiência deste tipo de iniciativa, que consiste no processo de transformar uma tarefa de outro contexto, em dinâmica de jogo, adicionando recompensas, pontuação e desafios. Tudo isso a fim de melhorar o engajamento e mudar o comportamento em relação a determinada atividade a ser executada. 

De acordo com Hendrik Machado, CEO da Pontomais, startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs, o ideal é desenvolver soluções gamificadas que sejam focadas em desburocratizar processos:

“No geral, a gamificação serve para transformar tarefas que podem ser consideradas difíceis ou desagradáveis em algo leve e divertido, facilitando o empenho dos colaboradores ou usuários finais e trazendo mais aderência do público. Na Pontomais, por exemplo, aplicamos a gamificação para incentivar os colaboradores a fazerem o registro de ponto e acompanharem suas jornadas. Com isso, o que era uma tarefa chata e, por muitas vezes, negligenciada, se tornou parte da rotina do colaborador de uma forma leve, não como mais uma obrigação”.

Ele listou 3 possíveis estratégias de gamificação que podem ajudar no aumento de produtividade e engajamento dos colaboradores dentro das organizações.

1. Ambientes digitais gamificados em aplicativos

Neste modelo de gamificação toda a experiência se concentra em um universo online que possibilita a participação de colaboradores remotamente por meio de aplicativos proprietários ou, exclusivamente com essa finalidade. Para a implementação desse modelo é necessário fazer uso de ferramentas digitais e plataformas que possuem uma infraestrutura pronta para o uso ou, para empresas que possuem o desejo de uma interface própria e 100% personalizada para as necessidades, o desenvolvimento de um ambiente digital próprio.

2. Experiências pontuais de realidade aumentada e virtual

Para além dos ambientes gamificados em apps, também é possível usar a gamificação em experiências pontuais de realidade aumentada e virtual. Estas são duas tecnologias que proporcionam experiências sensoriais visuais muito ricas e devem impulsionar o design da próxima geração de jogos corporativos. O cérebro é naturalmente “programado” para desfrutar de jogos, devido às experiências emocionais que eles proporcionam, portanto, experiências como essas que são totalmente imersivas unidas a elementos de design de jogo e de aprendizagem, as tornam um espaço natural para uma estratégia de gamificação que gera resultados.

3. Gamificação analógica 

Esta acontece fora dos dispositivos eletrônicos e utiliza materiais físicos para ser realizada. Muito similar aos jogos de tabuleiro, cartas e dinâmicas presenciais que contenham essa ideia de jogo como plano de fundo, esse modelo de Gamificação só pode ser realizado presencialmente e costuma ser mais utilizado para atividades de aprendizado ou de tomada de decisões básicas dentro das organizações, como por exemplo votar a importância e/ou prioridade das atividades do mês/semana. Para definir qual a melhor aplicação para cada empresa, é preciso levar em conta o resultado que deve ser atingido com a gamificação, o perfil dos colaboradores que irão usar essa ferramenta com mais frequência, levando em conta fatores como idade, familiaridade com a tecnologia, entre outros, além de analisar a realidade da organização e onde essa estratégia pode se encaixar. Quando bem aplicada, a gamificação pode ser um agente para diminuição de gastos para a empresa, uma vez que, ela pode reduzir as faltas de trabalho, aumentar o foco e a produtividade das equipes,  atrair novos clientes, fidelizá-los, entre outros, por isso é tão importante alinhar a estratégia ao dia a dia da organização visando obter os melhores resultados possíveis,

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais