Siga nas redes sociais

Search

79% do recrutamento de colaboradores é feito de maneira híbrida ou remota

Foto: FelizDiseno/AdobeStock
Foto: FelizDiseno/AdobeStock

ue apoia organizações a obterem melhores resultados, o recrutamento híbrido (51%) e remoto (28,1%) já estão presentes em 79,1% dos processos seletivos, reduzindo a seleção estritamente presencial para apenas 20,9% dos casos. Quanto à divulgação de vagas, o meio mais utilizado é o online, como em redes sociais, sites e portais (79%).

Olhando para a porta de entrada dos colaboradores, a triagem de currículos (94,9%) ainda aparece como o processo mais comum na busca de talentos, seguida pela entrevista online (78,7%) e pelo processo de indicação (73,6%). A dinâmica de grupo (23,4%) e entrevista presencial (67,4%) vem se tornando bem menos comuns. 

No que diz respeito à duração dos processos seletivos, nas vagas operacionais ou administrativas, o mais comum (59,7%) é a realização de até 3 etapas. Já a realização de mais de 5 é menos frequente (4%).

No caso das vagas gerenciais e de diretoria, os resultados mudam um pouco, pois os processos com 3 a 5 etapas são mais comuns (56,4%), seguidos pelos processos com até 3 etapas (29%).

Em relação ao tempo necessário para preencher as vagas disponíveis, a maior parte (64,2%) das posições operacionais ou administrativas é preenchida em até 1 mês. Já o preenchimento que leva entre 3 e 6 meses acontece em menos casos (7,2%). Nas vagas gerenciais e de diretoria, a maioria (53,5%) é preenchida em até 3 meses

ONBOARDING

A pesquisa também mostra que 78,7% das empresas já têm processos de onboarding, recepção e ambientação dos novos talentos ao ambiente da empresa, instituídos, sendo que a modalidade híbrida (37,3%) é a mais frequente, seguida do presencial (37%) e o remoto (25%)

A duração, período de adequação do novo colaborador ao ambiente de trabalho, segundo 66,1%, das empresas, é de até 1 semana. Só em poucos casos o tempo de onboarding gira em torno de 4 a 6 meses (1,7%).

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail