Siga nas redes sociais

Search

IA, toxicidade social e privacidade impactarão o futuro do marketing

Foto: N ON NE ON/AdobeStock
Foto: N ON NE ON/AdobeStock

Para trazer novos insights para o setor de marketing, o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, compartilhou as 5 principais previsões que os líderes de marketing devem incorporar em suas estratégias este ano para gerar resultados e reconquistar a confiança dos líderes de negócios, que atualmente estão fazendo uma maior investigação dos trabalhos nessa área.

Confira abaixo as 5 principais previsões sugeridas pela consultoria:

  • Até 2027, 80% dos líderes de marketing estabelecerão uma função para comprovar a autenticidade de conteúdos com o objetivo de combater desinformação e materiais falsos

A proliferação de Inteligência Artificial Generativa e conteúdo gerado pelo usuário aumentará drasticamente o volume e a variedade de temas que as marcas devem monitorar. O gerenciamento proativo da reputação é fundamental, mas a verificação de conteúdo impreciso ou difamatório em tempo real é cada vez mais difícil em um cenário polarizado e de alta velocidade.

Segundo ele, assim como a Inteligência Artificial e outras tecnologias contribuem para o problema de conteúdo, elas também farão parte da solução, especialmente quando complementadas com equipes dedicadas que ouvem, envolvem e aumentam os interesses da marca em todo o ecossistema de conteúdo digital.

  • Até 2025, 70% dos diretores de marketing identificarão a responsabilidade pela Inteligência Artificial ética no marketing entre suas principais preocupações

Restrições relacionadas à privacidade na coleta de dados, pressões econômicas e avanços da tecnologia estão levando as equipes de marketing a confiar mais em seu uso e no Machine Learning (aprendizado de máquina) para otimizar o desempenho da campanha e reduzir os custos.

Simultaneamente, reguladores e grupos de defesa estão expressando preocupações sobre usos manipuladores e tendenciosos por meio de ações como a Lei da Inteligência Artificial da União Europeia ou a Declaração de Direitos da Inteligência Artificial dos Estados Unidos. Várias marcas foram criticadas pelo uso de tecnologia para influenciar os consumidores de maneiras assustadoras e desiguais.

  • Até 2024, 70% das marcas redistribuirão pelo menos 10% de seu orçamento de mídia para produtos com conteúdo de entretenimento

Os consumidores com situação financeira estável estão trabalhando mais do que nunca para evitar anúncios online.

O Gartner prevê que, até o próximo ano, 85% dos consumidores com renda familiar acima de US$ 120.000 pagarão por assinaturas de entretenimento, software, hardware ou dispositivos móveis que lhes permitam evitar totalmente a publicidade.                      

Ao invés disso, as marcas que direcionam seus orçamentos para a inserção de produtos em conteúdo de entretenimento, como streaming de TV, devem se desenvolver: dois terços dos 301 consumidores entrevistados em outubro do ano passado, disseram que preferem esse formato ao contrário de ver anúncios separados.

  • Uma em cada três empresas criará programa de fidelidade até 2027 para reforçar a coleta de dados próprios e reter clientes estratégicos

Atualmente, os programas de fidelidade são mais prevalentes nos setores de viagens, hospitalidade e varejo. No entanto, existem oportunidades em outras verticais, como bancos e bens de consumo. Apenas 36% das 1.068 marcas que o Gartner analisou em 2022, tinham um programa de fidelidade.

O conteúdo de fidelidade eficaz geralmente gera taxas de abertura mais altas do que os e-mails não leais, melhorando a retenção da carteira e o crescimento entre os segmentos de clientes de alta prioridade. Até 2023, as empresas B2B e B2C aumentarão seus investimentos em programas de fidelidade como uma porcentagem de seu orçamento total de marketing.

  • Até 2025, as organizações que usam Inteligência Artificial em ações de marketing direcionarão 75% das operações de sua equipe para a produção para atividades mais estratégicas

O uso de tecnologia nas operações de marketing reduzirá o atrito e eliminará a redundância, permitindo que os profissionais transfiram seus orçamentos e recursos para uma organização mais dinâmica.

Os profissionais de marketing deverão aproveitar a Inteligência Artificial no processo criativo para automatizar a captura, o processamento e a análise de imagens e vídeos reais, melhorando a qualidade da imagem e desenvolvendo Gêmeos Digitais.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail