Siga nas redes sociais

Search

Expansão por franquias: como o uso do marketing ajuda no crescimento da sua marca?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria.

Muito se diz sobre os passos para quem quer adquirir uma franquia e se tornar empreendedor, mas pouco se fala para o empresário que quer expandir o seu negócio e tornar sua marca franquia. São muitos aspectos necessários para fazer essa formatação e preparar o seu empreendimento, e eu vou apresentar um deles: o papel do marketing na expansão de franquias.

Mas, por que é importante ter mais alcance utilizando mídias sociais?                                               

Quando um empresário decide expandir por franquias, uma parte sólida do seu empenho e energia precisam ser direcionados ao marketing, já que é isso que vai fazer com que seu negócio ganhe força de marca. Partindo disso, o aumento do número de unidades e a conquista de um público consumidor vão dividir também esse papel e tornar sua marca conhecida.

Mas esse fortalecimento não pode seguir um único canal, as estratégias precisam ser combinadas, como no caso do uso do marketing em diferentes plataformas, como as redes sociais, as campanhas online e offline. Todas essas possibilidades serão usadas para impactar não só o investidor, como também o consumidor. Isso vai ajudar a fomentar o seu sucesso e do seu franqueado.

Mas quais são os passos que um pequeno empresário, que já está pensando em começar a expandir? Existem pequenos deveres de casa que você pode executar para desenvolver bagagem para a expansão.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que expandir por franquias significa que alguém, que está começando como você começou, está apostando na sua marca como um investimento de futuro para a vida dele, logo é preciso ter responsabilidade sobre o tipo de negócio que você vai entregar. 

E quando trazemos isso para o marketing, significa que antes de expandir, é preciso testar muita coisa ‘dentro de casa’. Testar várias estratégias, meios diferentes de veiculação, diversas redes sociais e modelos de campanha, enfim, você precisa ter repertório de marketing, ou seja, saber o que funciona e o que não funciona para sua empresa. Enquanto o negócio é só seu, você precisa errar e acertar para estar mais preparado para atender os franqueados quando começar sua expansão.

E por que isso tudo? Porque depois que você tem um franqueado que apostou na sua marca, ele vai ter momentos de dificuldade e, nesta hora, ele vai procurar a franqueadora, no caso você, para ajudá-lo. Esse é o tipo de demanda que vai existir, não importa se sua marca já é uma grande rede ou que está com suas primeiras unidades. Para a marca estar pronta para responder a essa pergunta, ela precisa ter testado, e esse histórico será decisivo para que o seu franqueado siga pelo melhor caminho. É sempre importante frisar que o sucesso dos seus franqueados é responsável pela solidez na sua marca como um todo.

Eu sempre falo que uma franqueadora, a dona da marca que está expandindo por franquias, é uma empresa de treinamento. O maior fast food do mundo treina seus franqueados e funcionários todos os dias em todas as lojas. E só por isso que o sanduíche vendido em qualquer lugar do Brasil é igual ao de qualquer lugar do mundo.

E é só por isso que esta marca, a qual eu nem preciso citar o nome, é conhecida ao redor do globo, porque toda a sua operação, do começo ao fim está alinhada e definida para todas as unidades. E o marketing é algo que precisa fazer parte dessa estrutura, para que a franqueadora disponibilize para seu franqueado e a estratégia seja executada também nas pontas.

Você precisa estar apto para ser o professor dos seus franqueados. Às vezes, achamos que vai ser repetitivo, mas nunca é. Isso garante padrão e é preciso martelar nesses processos. É preciso pensar nas variáveis de eficiência da sua marca para atingir o seu consumidor e repassar esse conhecimento por toda a sua rede, para criar uma voz única, que garantirá o sucesso da sua marca.

E você, já reviu suas estratégias hoje? Já conferiu se estão todas alinhadas? Já refez o treinamento com a sua equipe? E o seu repertório e planejamento de marketing já foi testado? As estratégias deste ano já foram definidas?

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail