Siga nas redes sociais

Search

3 dicas essenciais para fazer sua startup crescer

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Por Patrícia Zanlorenci, CEO da Vellore Ventures.

Após presenciarmos um boom de investimentos nas startups nacionais, esse mercado entra em ritmo de amadurecimento.

Os investidores estão mais cautelosos devido à volatilidade no cenário macroeconômico global, fruto de fatores como a alta taxa básica de juros, a guerra na Ucrânia e o cenário inflacionário, que contribuíram para uma desaceleração dos aportes.  

Para os próximos anos, a expectativa é que o segmento de startups conquiste maior profissionalização, visando ao crescimento como resultado dos aportes iniciais. 

Para isso, as startups deverão estar preparadas para apresentar seus projetos no mercado de investimentos, uma vez que os investidores estão de olho em como elas estão aplicando os valores recebidos e quais serão as estratégias traçadas para crescerem em meio a um ambiente de tantas incertezas.  

Nesse cenário, aumenta ainda mais a importância de ter a expertise de uma venture builder auxiliando no desenvolvimento de um negócio estruturado.

Afinal, de nada adianta receber bons aportes se não há conhecimento sobre qual a melhor maneira de usufruir desse investimento. É por causa disso que boas ideias não vão para frente e que negócios, apesar de promissores, afundam.  

Assim, com o capital em mãos e uma alta expectativa externa que só aumenta, há dicas primordiais que empreendedores podem seguir para mirar no crescimento de sua startup: 

1. Acima de tudo, planeje-se 

O planejamento é o principal norte para entrar em ação. Quando falamos de startups, é comum que ele mude conforme o aprendizado da operação e possíveis pivotações. Independentemente disso, o planejamento é fundamental para que a ação tenha esforços direcionados para o sucesso, portanto, ele deve sempre existir, ainda que adaptações sejam necessárias. Com um bom planejamento em mãos é possível determinar projeções com mais facilidade.  

2. Cultive uma visão holística do negócio 

Um dos pontos mais importantes para alavancar uma startup é entender que o negócio precisa atender às expectativas não só do cliente final, o principal beneficiado pelo produto ou serviço oferecido, mas também os principais investidores do seu segmento, pois são eles que poderão enxergar valor na empresa e querer investir nela. Apesar de um grande desafio, cultivar essa visão holística é fundamental para negócios que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.  

3. Buscar profissionalização do negócio e construir projetos sólidos  

É neste momento que a ajuda das venture builders é primordial. Através de suporte em diferentes estruturas da startup, elas promovem um desenvolvimento seguro e sustentável através de um trabalho adaptado para cada negócio. Venture builders são essenciais para auxiliar empreendedores nesse estágio, pois, além de ajudar na estruturação de áreas fundamentais na operação de uma empresa – como a área administrativa, de marketing, jurídica e financeira –, abrem novas portas do mercado e são capazes de atrair novos investidores.  

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail