Siga nas redes sociais

Search

Democratização da inovação é o caminho saudável para alavancar o empreendedorismo no país

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Com a globalização, a internet transformou completamente a dinâmica da sociedade. A cada ano que passa, as mudanças no comportamento, formatos de trabalho e hábitos de consumo se tornam mais evidentes. Quando analisamos do ponto de vista de mercado, a inovação tecnológica ganha cada vez mais destaque no cenário dos negócios, abrindo um campo de grandes oportunidades para empreendedores com visão inovadora.

As mudanças fazem parte do nosso dia a dia, como por exemplo, quando ouvimos música, assistimos filmes e fazemos compras online, usamos aplicativos e plataformas que surgiram a partir de ideias inovadoras, seguindo o modelo de startup, que são negócios de base tecnológica, ou seja, eliminam barreiras geográficas e podem ter escala global.  

O empreendedorismo voltado ao desenvolvimento de negócios inovadores ganhou ainda mais força nas últimas décadas a partir das políticas públicas de fomento criadas por diversos países como Estados Unidos, China, Reino Unido, Coréia do Sul, Alemanha, entre outros. Nos Estados Unidos, por exemplo, em 1982, foi criado o Small Business Innovation Research (SBIR) com o objetivo de fortalecer a inovação nos projetos de pesquisa e desenvolvimento de pequenas empresas.

De acordo com a Comissão Europeia, desde 2005, ao menos 12 países implementaram Fundos de Capital Semente, público-privados com o objetivo de alavancar recursos privados e, ao mesmo tempo, aproveitar a experiência dos atores do setor no auxílio ao desenvolvimento de startups. 

O fato é que para ter mais empresas desse tipo no Brasil, é preciso uma ampla difusão de conhecimento sobre inovação para que assim, os empreendedores possam aprender rapidamente como validar suas ideias inovadoras no mercado, construindo soluções baseadas nos problemas vivenciados pelas empresas e pela sociedade. Há muita oportunidade no contexto da transformação digital, já que os negócios tradicionais precisam de soluções inovadoras para se adaptar a um mercado cada vez mais competitivo e volátil.

A promoção do acesso à educação empreendedora aliada com as metodologias de desenvolvimento de startups têm o potencial de gerar grandes transformações econômicas e sociais para o Brasil em curto, médio e longo prazo, pois, com conhecimento os empreendedores conseguiram desenvolver negócios inovadores de maneira mais rápida e assertiva, gerando mais impacto e valor para o mercado por meio da tecnologia.

Portanto, investir tanto em educação, quanto em startups já existentes, com o objetivo de democratizar a inovação, é o caminho correto para atingirmos a crescente do empreendedorismo no país. As startups trazem consigo um grande poder de mudança e está em nossas mãos apostar no potencial de cada uma delas.

Compartilhe

CEO da Inovenow

Leia também

Receba notícias no seu e-mail