Siga nas redes sociais

Search

Stresslaxation: o estresse que nasce ao tentar relaxar

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Depois de mais uma semana atribulada, com a sensação de estar atrasada com meus compromissos que eu já nem sei mais se é verdadeira ou não (me diga, por favor, que você também passa por isso), resolvi “me dar ao luxo” de tirar algumas horas de descanso, mesmo sabendo que descanso não é luxo, é necessidade.

É neste momento que me deparo com mais um dos fenômenos modernos que todas nós estamos sentindo, mas temos dificuldade de explicar. “Stresslaxation” ou, aportuguesando, “estreslaxamento”, a união das palavras estresse e relaxamento para nomear a sensação de ansiedade que toma conta de nós quando nos induzimos a tentar relaxar.

Pesquisas mostram que até 50% das pessoas passam pelo processo de ansiedade quando tentam fazer atividades que, teoricamente, seriam relaxantes para elas. Quando tentamos relaxar, nos encontramos sobrecarregados e fixados em pensamentos negativos que nos lembram que deveríamos estar terminando outras atividades, o que nos impede de relaxar. O paradoxo é real e tem sido estudado por vários centros de psiquiatria e psicologia.

Os sintomas também podem ser físicos, como apresentar batimentos cardíacos acelerados, assim como respiração desritmada e transpiração. A ciência pode explicar e tentar ajudar. Eu mesma foi buscar no artigo de Jolanta Burke, pesquisadora do centro de Psicologia Positiva e Saúde da University of Medicine and Health Sciences, nos Estados Unidos, algumas ideias de como contornar esta sensação que atrapalha nossos momentos cada vez mais raros e mais valiosos de tentar relaxar de verdade. O artigo original foi publicado no site americano The Conversation.

O grande problema desse estresse causado pela escolha em relaxar, é que ele pode se transformar em um ciclo vicioso e destrutivo, onde tentar relaxar causa mais estresse e o estresse nos faz sentir que precisamos relaxar, para então despertar mais estresse e acumular mais emoções negativas nessa dinâmica conflitante.

O artigo traz boas notícias para soluções de contornar tal sensação, entendendo também suas causas:

Você pode estar em negação, fingindo que não está estressada

Já vivi anos o bastante para entender que negar um problema é a maneira menos efetiva de resolvê-lo, por isso vejo que é necessário termos essa conversa difícil, porém sincera, com nós mesmas e admitir que estamos estressadas.

O processo de negação para lidar com causas diárias de estresse nos dá a sensação de estarmos travadas na mesma situação. O corpo continua mandando para o cérebro sinais de alerta para tentar resolver a causa do estresse, por isso tentar relaxar sem tomar consciência do que está acontecendo pode ter o efeito contrário.

Uma forma de contornar o problema é escrever nossos sentimentos mais profundos e tomar consciência do que está nos causando estresse, eu que amo escrever funciona bem pra mim, mas se você não faz parte desse time, conversar com alguém que você possa falar de como se sente com sinceridade, te trará pistas das verdadeiras causas do seu estresse.

Um exemplo bem prático é que, se o problema está ligado a quantidade de trabalho que temos para fazer, usar meditação para relaxar vai ser muito menos efetivo do que conversar com as pessoas que trabalham com você para dividir as tarefas e diminuir a carga de trabalho. Parece simples, mas é muito menos óbvio quando estamos estressadas por tentar relaxar.

Você está preocupada com o que as pessoas vão dizer

Sim, algumas de nós buscamos aprovação de colegas, amigos e familiares até mesmo sobre as nossas conquistas. Não é tão raro assim que as pessoas se dediquem a certas atividades para buscar reconhecimento muito mais do que para buscar prazer ou auto realização.

O problema é que isso muitas vezes nos leva ao nosso limite, do cansaço ou até da nossa saúde. E os momentos de relaxar acabam sendo afetados por isso, porque uma das preocupações de quem se encontra nesse processo é o que as pessoas vão pensar sobre sair de férias, fazer uma viagem ou fazer pausas durante o dia.

Mesmo para quem é apaixonado pelo que faz, é importante ter momentos de pausa. Meu trabalho, por exemplo, é uma das muitas coisas que traz propósito para minha vida e onde posso levar muitas outras mulheres comigo.

Ainda assim, preciso de pausas e momentos em que o Todas não seja minha prioridade. Quando não faço isso, me vejo muito mais cansada, tensa e sem conseguir me dedicar com total conexão ao meu propósito.

Você não consegue tomar uma decisão

Uma sensação de que eu poderia chamar de “fenômeno Netflix”, onde passamos horas tentando escolher o que ver e acabamos desistindo de escolher exatamente por causa do número de opções disponíveis.

Isso também acontece quando eu preciso relaxar. Muitas variantes também resultam em pensamentos ampliados e acelerados, porque, mesmo depois de escolher uma atividade para relaxar, fico considerando se outra opção não seria ainda mais relaxante. Ou seja, ainda mais estresse e sensação de culpa por não escolher a “opção certa” para relaxar. Isso sem contar o clássico da vida moderna de estar tentando relaxar, mas pensando nas obrigações que ainda precisam ser feitas.

Uma saída nesse caso é limitar o número de atividades do dia, principalmente nos dias escolhidos para relaxar. Ou então planejar o que será feito para descansar e por quantas horas, para evitar criar ansiedade em torno disso.

Constatações importantes, seguidas de conselhos que, se colocados em prática de forma gradual e sem grandes cobranças, podem trazer efeitos muito positivos para nossa saúde e bem-estar.

Se você, como eu, busca na ciência algumas dicas para melhorar seu dia a dia, começar pelo descanso pode ser uma ótima opção.

Compartilhe

Co-fundadora do Todas Group

Leia também

Receba notícias no seu e-mail