Siga nas redes sociais

Search

A importância da certificação da empresa sustentável

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Antonio Fontes Machado, CEO da VetBR.

As empresas que assumem o compromisso de adotar práticas sustentáveis carregam consigo não apenas a responsabilidade de implantar as mudanças necessárias: elas têm que mantê-las e melhorá-las. As variáveis inerentes às práticas ESG (sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais e de governança) tornam as decisões cada vez mais interdependentes, e a forma de integrar cada dimensão requer bons indicadores, responsáveis por posterior reconhecimento por meio das certificações.

Um genuíno envolvimento das pessoas é peça-chave nessa dinâmica. Com uma diretoria participativa e colaboradores conscientes sobre as partes do processo que lhes cabem, é possível orientar o negócio para a agenda ESG e, ao mesmo tempo, preservar a motivação em níveis elevados. É nesse movimento que a cultura da empresa também se transforma, com a contratação de profissionais alinhados à ideia e com a permanente oferta de treinamentos.

O desafio de perenizar as práticas ESG exige bons métodos, que resultem em avanços concretos e em transparência de indicadores. Por isso, os sistemas implementados devem estar de acordo com a realidade da empresa e, também, alinhados a requisitos sólidos.

Não se pode esquecer de que minimizar impactos ambientais e sociais de uma operação corporativa inclui investimento em inovação. Por isso, cada empresa deve se preparar com planos que atendam às exigências dos novos tempos — também em termos de competitividade — e que sejam coerentes com sua realidade particular. Sempre lembrando que as métricas e parâmetros que servem de régua para a atuação sustentável da empresa estão em constante atualização.

É nessa direção que estamos seguindo na VetBR. Acabamos de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Bronze da Ecovadis, uma das maiores certificadoras do mundo. Na avaliação deste ano, superamos nossa pontuação de 2021 nos quesitos ética e meio ambiente. Criamos códigos de ética e canais de denúncia no portal institucional, promovemos a capacitação de colaboradores, e recentemente também obtivemos a certificação ISO 14001 por nossa gestão ambiental estratégica.

O desenvolvimento das empresas sustentáveis é pavimentado em diferentes esferas. Nesse caminho, estratégias são consolidadas, testadas e aperfeiçoadas. É um processo de amadurecimento, que requer reavaliação de sistemas implementados, capacidade de execução e comprometimento. Tudo para contribuir com o futuro melhor que todos queremos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail