Siga nas redes sociais

Search

Camila Farani começou a empreender com incentivo da mãe

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

O impulso de Fátima Farani foi essencial para o início da carreira de sucesso da investidora Camila Farani. Depois de perder o marido, todo o cuidado e sustento dos filhos pequenos ficou sob responsabilidade dela, que resolveu abrir uma tabacaria.

O estabelecimento foi a fonte de renda da família e, para administrar, Fátima contava com a ajuda dos filhos. Desde cedo, Camila entendeu que precisaria trabalhar duro.

A jovem passou a acompanhar a mãe no estabelecimento: fazia café, cuidava do caixa, limpava as mesas, atendia clientes e, um dia, percebeu que um produto fazia muito sucesso em outros países: o café gelado.

Contei para a minha mãe a ideia de vender iced coffee e propus virar sócia dela, se conseguisse aumentar 30% o faturamento“, conta.

Era o desafio que Camila precisava para despertar para o empreendedorismo:

Montei uma operação, fiz um planejamento, chamei minhas amigas e consegui, em parte. É que a loja teve aumento de 28% no faturamento.. Não bati a meta, mas passei raspando“, destaca.

Testemunha de todo esforço e dedicação da filha, Fátima decidiu dar uma pequena participação na empresa.

Esse foi o primeiro passo de Camila no empreendedorismo e no entendimento de que inovação é o impulso para o crescimento de um negócio.

Atualmente, presidente da G2 Capital, boutique de investimento em tecnologia, foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea.

Uma das 100 maiores em Inovação do Brasil pela Época Negócios, foi Shark Tank Brasil por seis temporadas, é membro do Conselho de Administração do PicPay e da Tem Saúde, além do conselho de marketing e growth da NuvemShop. 

Empreendedora do Ano 2022 pela IstoÉ Dinheiro, na categoria Inclusão Social. Eleita Women in Tech Latam Awards 2022, na categoria Best Ally, da premiação internacional Women in Tech.

Reconhecida pela Association for Private Capital Investment in Latin America (Lavca) como uma das principais investidoras da America Latina em 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Única mulher reconhecida como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards em 2016 e 2018. 

Camila já aportou mais de R$ 45 milhões com co-investidores, pools de investimentos, além da sua própria holding, em cerca de 45 empresas, gerando um ecossistema que movimenta mais de R$ 3,7 bilhões por ano e emprega mais de 15 mil pessoas. 

É sócia e investidora da Play9, sócia do Rio Innovation Week (RIW) e co-fundadora da Staged Ventures. TOP3 iBest na categoria de influenciador LinkedIn 2022. Recebeu a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Fundadora do Grupo Farani, que congrega EdTech, InvestTech, Brand Image e o Ela Vence, comunidade que conecta e inspira lideranças femininas, empreendedoras e investidoras.

Também é colunista da Forbes, Estadão e MIT Technology Review, além de ter forte presença nas redes sociais, onde alcança mais de 2 milhões de pessoas diariamente.

Advogada com pós-graduação em Marketing e especializações em growth, tecnologia e startups em Stanford, MIT e Babson College.

Ela também apresenta o programa Café com Farani, no Canal Empreender, toda segunda-feira, às 23h. Entre os entrevistados estão o técnico Bernardinho, os atores Babu Santana e Flávia Alessandra e a orientadora financeira Nath Finanças.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail