Siga nas redes sociais

Search

Tecnologia alavanca ensino integrado e dita transformação na educação

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Felipe Ferreira, CEO da Proesc.

A tecnologia é uma realidade que faz parte de diversas áreas, tanto na vida profissional quanto na pessoal. É inegável o quanto nossa realidade é continuamente modificada por novas mídias e plataformas diariamente, em um mundo que vive uma intensa transformação digital.

Nesse contexto, a sala de aula e as escolas não poderiam ficar fora desse movimento. A tecnologia na educação é fundamental para trazer melhorias de dinamismo às atividades dentro e fora da sala de aula. No entanto, nem tudo são flores, e o uso de sistemas digitais impõe alguns desafios aos alunos e profissionais da educação, uma pesquisa do  Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), aponta que os professores brasileiros de educação básica não se sentem aptos a utilizar a tecnologia para nada além daquilo que fazem em sua vida pessoal.

Além disso, é preciso pensar em se adequar às necessidades do mundo real e das demandas do futuro. Cada vez mais, escolas precisam se preocupar em preparar alunos para os desafios do século XXI, o que inclui lidar com a tecnologia e as mudanças que ela traz. Entre as vantagens, podemos destacar:

Facilita o acompanhamento da evolução das aulas, alunos e professores

Digitalizar processos acadêmicos é uma facilidade que a tecnologia na educação proporciona. Com isso, é possível registrar notas de provas e projetos, e gerar relatórios de desempenho que podem ser compartilhados tanto com os alunos quanto com os pais.

Pelos sistemas, a escola consegue registrar lições de casa, matéria dada nas aulas, andamento do aluno nas aulas de reforço e demais dados úteis que podem ser usados a qualquer momento para consulta e monitoramento de resultados.

Por meio desse acompanhamento detalhado e próximo, é mais fácil personalizar o ensino e ajudar alunos com suas diferentes necessidades.

Suporte continuado

Se tem um desafio que faz parte da tecnologia é a sua constante evolução. Pense nos aplicativos e sites que você usava anos atrás e perceba como eles já mudaram. Nesse sentido, quando o assunto é tecnologia na educação, uma coisa é fato: é preciso estar continuamente se atualizando e preparado para lidar com mudanças.

A pandemia de Covid-19 foi um exemplo disso. Durante o isolamento social, a tecnologia foi indispensável para que as escolas pudessem se adaptar e continuar as aulas com um bom suporte aos alunos.

Assim, a gestão educacional que entende que a tecnologia (e o mundo) está um movimento constante consegue acompanhar melhor as transformações e entender como cada novidade traz benefícios e melhorias.

Melhora a comunicação com a gestão e gera mais integração entre os agentes de educação

Ao investir em plataformas completas com softwares e aplicativos, a escola tem a chance de facilitar o compartilhamento de informações e potencializar a comunicação entre a instituição, os docentes e as famílias. Esses recursos são essenciais para estreitar laços entre a escola e sua comunidade.

Por exemplo, por meio de aplicativos, os responsáveis podem receber lembretes e mensagens sobre eventos, situações que aconteceram na aula, lições de casa e muito mais. Isso colabora para aumentar o engajamento e manter os pais mais satisfeitos.

Ainda assim, por mais que a tecnologia seja uma parte fundamental do nosso dia a dia, existem dificuldades e obstáculos que envolvem o uso de sistemas e ferramentas digitais na escola. Mas podemos explorar a tecnologia de diversas formas, como:

  • ambientes virtuais de aprendizagem
  • vídeos
  • aplicativos
  • exercícios extras
  • lousas digitais

Diante de tantas ofertas, cabe à escola e à coordenação pedagógica, junto ao corpo docente, fazer um mapeamento e um estudo detalhado para escolher os recursos que se integram de modo espontâneo e relevante ao método escolhido pela instituição.

No mundo corrido de hoje, gestores escolares precisam ter acesso a todas as informações sobre sua instituição em tempo real para tomar decisões mais seguras e se diferenciar da concorrência. Nesse contexto, fazer a administração de uma instituição de ensino com o auxílio de um sistema desenvolvido especificamente para as necessidades da rotina de um gestor é fundamental.

O mundo digital faz parte do cotidiano de todos, logo, o uso da tecnologia na educação é um movimento natural e inevitável. Por mais que existam desafios, os benefícios superam as dificuldades e, uma vez adaptada, a escola só tem a ganhar com o uso de recursos computacionais que agregam ainda mais valor ao processo de ensino e aprendizagem, e a gestão da instituição.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail