Siga nas redes sociais

Search

Os maiores desafios das mães empreendedoras

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Denise Asnis, mãe da Marina e do Lucas, esposa do Arthur e sócia-fundadora da Taqe.

Para mim, a maternidade foi e é mágica, muito especial. Junto com ela conheci o amor incondicional, a felicidade de ter gerado uma vida, muitas responsabilidades e, principalmente, um turbilhão de dúvidas e culpas.

Desde que me tornei mãe, tenho por hábito colocar no meu currículo que sou mãe da Marina e um ano e nove meses depois, também mãe do Lucas. Comecei a fazer isto, sem muito pensar no significado mais profundo. Só mais tarde fui compreender que o meu papel de mãe, filha, irmã e companheira tem a mesma importância que a responsabilidade profissional. Intuitivamente fui valorando os dois papéis neste documento.

Fui executiva de gestão de pessoas em grandes empresas por 30 anos, ao mesmo tempo me tornei mãe e há 10 anos comecei a empreender. Existem muitos pontos iguais e inúmeros outros distintos entre estes papéis. E é claro que o desafio fica exponencialmente maior, quando as duas experiências se combinam. 

Durante a pandemia, mães empreendedoras ou funcionárias mulheres foram as que mais sentiram o impacto no trabalho.  A Famivita, em um estudo de 2022, constatou que 21% das trabalhadoras brasileiras foram demitidas logo após voltarem da licença-maternidade, ao local de trabalho. Empreender já foi um desafio em si durante e logo após a pandemia Covid 19, e muito mais desafiador para as mulheres e mães.

A capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, é uma das características apontadas como as que mais vem favorecendo a presença feminina no mercado de trabalho. E ao mesmo tempo nos desafia a rever padrões antigos de equilíbrio pessoal e profissional. A sobrecarga que o acúmulo de atividades traz sempre está nas pautas entre as mulheres.

A  PNAD Contínua, relatório da ONU, constatou que após a pandemia, ao menos 63% das empreendedoras relataram o aumento da carga de trabalho como o desafio mais significativo. Sendo considerada a principal barreira à dedicação ao negócio como era antes.  Apenas 29% das mães empreendedoras que responderam à pesquisa concordam que estão totalmente preparadas para continuar empreendendo e só 12% acreditam que a vida pessoal e profissional está totalmente em equilíbrio.

Com este quadro devastador, poderíamos simplesmente esmorecer. Mas este comportamento não está no rol das nossas principais características. Mães e empreendedoras por natureza, não se deixam abater tão facilmente. A capacidade de fazer acontecer, a importância que damos à inovação e pensar fora da caixa, o carisma, mesmo quando a situação exige uma postura mais firme, o amor pelas pessoas com as quais nos relacionamos e pelo que fazemos vem para mostrar que este momento é apenas mais um desafio a ser superado.

E nunca é demais lembrar que, desafios ficam mais fáceis de superar se participarmos de redes de apoio. Estas redes reforçam o empoderamento para investir em negócios, ou para apoiar com empatia e companheirismo os desafios maternos. Pratique a sororidade, ela une mulheres, como uma irmandade na vida e no trabalho. Provoque conversas com outras empreendedoras para aumentar a chance de seu trabalho ser valorizado e aumentar seu orgulho. Passe a fazer parte de grupos de compras afirmativas com foco em empoderamento das mulheres e fortalecimento da economia. Encontre grupos de mães empreendedoras para trocar ideias, tirar dúvidas, ter acesso a oportunidades e, principalmente, contar com o acolhimento, quando preciso. Reserve um tempo para se capacitar.

Empreender exige ter múltiplas habilidades e conhecimentos. Nunca pare de estudar e aprender.  Busque opções de acesso a créditos e investimentos, se for sua necessidade. Opte por formalizar seu negócio, outras portas se abrirão.  Tenha atenção à gestão do seu negócio e delegue sempre que possível. Avalie a possibilidade de digitalizar e encontrar meios de acelerar o crescimento de seu negócio. Tenha tempo dedicado ao seu autocuidado, assim como ao trabalho remunerado e as tarefas de casa. Estimule a autonomia de seus filhos, companheiros ou companheiras. Aproveite seu tempo livre com eles ou elas com qualidade de presença e compartilhe suas conquistas e desafios atuais com sua família.

Juntas somos mais fortes e o equilíbrio de vida pessoal e profissional fica mais fácil. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail