Siga nas redes sociais

Search

5 dicas para vender melhor em datas comerciais

Foto: Helis Hämarsalu/divulgação.
Foto: Helis Hämarsalu/divulgação.

O Dia das Mães já passou e a próxima data comercial, como o Dia dos Namorados, está batendo na porta. Neste momento, os comerciantes precisam se preparar para aproveitar ao máximo os períodos comemorativos para performar bem nas vendas, já que um número maior de consumidores compram durante estes períodos.

De acordo com a pesquisa Ebit/Nielsen de 2020, as vendas em datas comerciais representam cerca de 34% do faturamento anual do e-commerce. Por isso, é muito importante se organizar e pensar em boas estratégias para não deixar boas oportunidades de vendas passarem, pois além de serem importantes para o faturamento, podem atrair e fidelizar novos clientes. 

Pensando nisso, Zahra Jivá, diretora global de estratégias para vendas da Pipedrive, separou 5 dicas para vender melhor durante o calendário comercial. Confira abaixo:

PLANO DE MARKETING

O planejamento de marketing define prioridades, público-alvo, metas, estratégias de divulgação e principais canais para criar relacionamento com o cliente e atrair os consumidores certos para o seu produto. Mesmo as pequenas empresas precisam deste tipo de planejamento, por isso é importante dedicar um tempo para estudar seu público e encontrar as melhores formas de alcançá-lo. Use seu CRM para planejar atividades de marketing e envolver clientes novos e existentes. Uma data comemorativa como o Dia dos Namorados pode impulsionar a geração de leads para construir um relacionamento mais longo com os clientes atuais e preencher o pipeline com novos clientes.

UTILIZE FERRAMENTAS DE ORGANIZAÇÃO

Um comércio pode ter diversos perfis de clientes. E para guardar informações sobre todos eles, suas particularidades e o processo de venda por qual eles passaram é necessário o uso de ferramentas como o CRM, sistema que permite a organização dos dados de cada cliente. Desta forma, quando precisar fazer uma ação de marketing do Dia das Mães, basta consultar o CRM e ver quais clientes já têm filhos, assim, você saberá para quem enviar um e-mail marketing ou uma oferta com maior assertividade. Ferramentas de CRM não ferem a LGPD, pois os dados apenas são coletados com a permissão do cliente quando concordam com a política de privacidade de privacidade no momento da compra.

USE DADOS AO SEU FAVOR

O volume de trabalho aumenta durante datas comerciais, por isso, a coleta de dados qualitativos dos clientes torna o processo mais rápido, pois revela motivações, atitudes e as dores de cada cliente, além de números demográficos, fornecendo insights relevantes que podem ser fundamentais para fechar uma venda. Entender os principais pontos e adaptar-se às necessidades dos consumidores ajuda a alavancar as vendas e as mantém em alta além de qualquer período sazonal.

CONSTRUA UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA

As datas sazonais são ótimas para conquistar novos clientes, mas não se deixe de lado os que você já tem. A confiança é a chave para o sucesso no processo de vendas. Se um cliente já costuma comprar em outras ocasiões, as chances dele voltar durante as datas comerciais é grande. Portanto, seja relevante, mas não intrusivo. Mantenha o seu público atualizado e não se esqueça do pós-venda, importante processo que ajuda a construir a relação de fidelidade do cliente. 

TORNE A TECNOLOGIA SUA GRANDE ALIADA

Datas comerciais exigem um gerenciamento de muitas tarefas dentro de um curto período. Se muito tempo for gasto em tarefas administrativas, pode não haver tempo suficiente para vender. Usar os recursos corretos de CRM e automação aumenta a produtividade, criando um fluxo de trabalho mais eficiente. Além disso, permite que você organize melhor seu dia e se concentre no que é mais importante, priorizar as atividades de venda e construir relacionamentos significativos com os clientes.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail