Siga nas redes sociais

Search

A publicidade do futuro: o uso de dados de mapa de calor para tomada de decisão

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Emerson Spina, CCO da STANDOUT.

Claro que você já parou para pensar se a comunicação do seu site ou e-commerce é eficiente, não é? Será que ele atrai a atenção do shopper e faz com que ele navegue por todo o conteúdo? Será que a forma como a informação é apresentada está colaborando ou atrapalhando na hora de vender um produto?

Essas são perguntas determinantes para a garantia de um bom entendimento entre a marca ou indústria com o consumidor. Mas, dá para saber se a comunicação no site é eficiente? Claro que sim: uma das ferramentas mais usadas para medir a eficiência da sua página é o mapa de calor.

Também chamado de heatmap, é uma tecnologia capaz de rastrear o interesse do shopper por meio do movimento do mouse ou do seu dedo (tecnologia touch) enquanto o usuário interage com o site.

Um exemplo: em uma vitrine digital dentro de um e-commerce é possível entender o que mais funcionou na comunicação da peça produzida através do comportamento de leitura do shopper.

As áreas em vermelho ou com cores mais fortes determinarão o que mais chamou a atenção do consumidor naquela vitrine. Essas são as áreas que mais atraem nossos olhos.

Com o resultado dessa leitura e os dados gerados, é viável ajustar uma comunicação que não ficou muito assertiva, uma promoção ou oferta de produto e mais, é possível entender o comportamento do consumidor perante a sua peça publicitária.

O mapa de calor apresenta dados ricos para que novas estratégias sejam aplicadas no site e gerar um call to action, Se você sabe o que mais gerou interesse ao seu consumidor, adicione a essa área uma chamada para ação, um botão de compre aqui ou algo relevante para aproveitar essa valiosa atenção do shopper.

Usar os dados gerados pelo mapa de calor em prol do negócio vai garantir muita assertividade na forma como sua comunicação atinge o seu público alvo, alavancando seus negócios.

Você pode e deve utilizar todas as tecnologias disponíveis para melhorar o seu resultado de vendas. E os mapas de calor representam uma peça fundamental para garantir que a comunicação com o consumidor esteja perfeita e direcionada para esses objetivos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail