Siga nas redes sociais

Search

Cloud computing: 3 motivos para sua empresa aderir

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

As mudanças nos últimos anos criaram uma corrida para as empresas se adaptarem e se apoiarem ainda mais nas novas tecnologias, sendo uma delas a cloud computing, ou computação em nuvem. 

A solução permite acessar arquivos, informações e processar dados direto da nuvem, isto é, sem precisar ter um equipamento físico e fixo de armazenamento, podendo ser controlado e utilizado de qualquer lugar.

Dados da Forrester Research apontam que as empresas que usam a nuvem experimentam uma melhoria de 15% na produtividade de seus funcionários. 

As companhias que ainda não aderiram à cloud computing estão perdendo a oportunidade de, principalmente, reduzir custos e otimizar a rotina da sua equipe, mas também de estarem modernizadas e atualizadas sobre o andamento das tecnologias nessa era de transformação digital. A solução continua sendo uma forte tendência para ficar de olho em 2023 e traz diversos benefícios ao ambiente corporativo”, comenta Rogério Athayde, CTO da keeggo.

Com isso, o executivo lista 3 vantagens das empresas aderirem à cloud computing. Confira abaixo:

1- Reduz os custos

Ter a computação em nuvem nas empresas corta gastos na manutenção da infraestrutura, além de dispensar um local físico para abrigar o servidor. O ponto principal que todas as companhias buscam em novas soluções é como tal tecnologia vai pesar menos no bolso. Aderindo ao cloud computing, é possível evitar a compra de infraestrutura, a manutenção constante e a necessidade de ficar alocada fisicamente na empresa. Além disso, uma boa prática é ter um processo ou ferramenta que ajude a apurar os custos da cloud ou multi cloud.

2- Potencializa equipes de TI

Como a manutenção e os itens físicos da solução se tornam responsabilidade dos provedores de cloud computing, os profissionais de TI não precisam focar nesse trabalho técnico, assim, ganham uma rotina otimizada e conseguem se dedicar no desenvolvimento de outras tecnologias e demandas mais estratégicas. Contudo, mesmo que não atue diretamente, é fundamental que o profissional tenha um domínio e capacitação no uso e na otimização dos recursos.

3- Protege dados importantes

Imprevistos acontecem, mas nenhuma empresa quer ser prejudicada e perder dados valiosos. Com a cloud computing, é possível criar páginas backup que replicam as informações e permitem seu acesso por meio de outros servidores na nuvem. Além disso, o armazenamento online evita a perda de dados se houver danos à estrutura física, já que as informações sensíveis não dependem de hardware para estarem seguras. Assim, caso aconteça algum acidente, o bem-estar do negócio continua priorizado. Essas são apenas algumas das numerosas vantagens que a Cloud Computing proporciona ao ambiente corporativo, seja na parte financeira ou de gestão. Aderir a essa tecnologia coloca as companhias mais perto de negócios digitalizados, modernos e, claro, à frente de demais concorrentes”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail