Siga nas redes sociais

Search

Os insights de TED: falar, convencer, emocionar

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Mais uma leitura do ano concluída e, desta vez, foi uma leitura necessária para que eu me preparasse ainda mais para a minha primeira palestra, que acontece no dia 27 de junho, durante a Expogestão, em Joinville.

Escrito por Carmine Gallo, a obra TED: falar, convencer, emocionar traz sobre a importância de saber se comunicar e como melhorar vários aspectos de apresentações. 

Espero que curtam os principais trechos e se você ler ou já leu, aproveite para deixar seu feedback nos comentários! 

Abaixo, deixo os principais insights do livro:

Página 17: Os melhores comunicadores são capazes de entrar na sua cabeça e no seu coração.

Página 18: […] a novidade é a maneira mais eficaz de prender a atenção dos ouvintes.

Página 19: Você até pode ter ideias originais, mas, se o seu público não conseguir lembrar o que foi dito, essas ideias não farão diferença alguma.

Página 20: Comunicadores acima da média, em geral, têm mais sucesso que os outros, mas os excelentes comunicadores têm o poder de lançar verdadeiros movimentos.

Página 20: A incapacidade de se comunicar bem no mundo dos negócios representa um rápido caminho para o fracasso. Startups deixam de ser financiadas, produtos não são vendidos, projetos não recebem apoio e carreiras jamais chegam a decolar. 

Página 25: Mergulhe fundo para descobrir a sua conexão, mais expressiva e sem igual, com o tema da sua apresentação.

Página 27: Os palestrantes motivados e energizados são sempre os mais interessantes e envolventes que os entediados e passivos.

Página 34: Seguir a sua paixão requer coragem, especialmente quando não vemos os resultados tão rapidamente quanto gostaríamos. 

Página 45: Os bons comunicadores, como os apresentadore do TED que atraem o maior número de visualizações online, são mestres em um tema específico em virtude de toda a devoção, tempo e esforço inevitavelmente enormes investidos no tema e motivados principalmente por seu desmedido entusiasmo. 

Página 59: […] contar histórias é a melhor ferramenta de persuasão.

Página 60: […] o filósofo grego Aristóteles foi um dos fundadores da teoria da comunicação. Ele acreditava que a persuasão ocorre na presença de três fatores: etos, logos e páthos. O etos representa a credibilidade. Tendemos a concordar com as pessoas que respeitamos por suas conquistas, títulos, experiências etc. O logos é a persuasão por meio da lógica, dados e estatísticas. Já o páthos é o ato de recorrer às emoções. 

Página 67: Faça com que a sua história seja tão descritiva e rica em imagens que os seus ouvintes sejam capazes de se imaginar com você naquele momento.

Página 69: Mantenha em mente que uma experiência pessoal que leva a um resultado inesperado em geral dá uma história particularmente convincente. 

Página 69: […] se você quiser ser citado, conte uma história e, quanto mais pessoal, melhor.

Página 72: As histórias transformam conceitos abstratos em ideias concretas, emocionantes e memoráveis.

Página 73: Quando Deus põe um sonho no seu coração, você sabe que vai ter sucesso. Cada não significa que você está um passo mais perto do sim. 

Página 81: Uma história bem contada dá aos líderes uma grande vantagem em um mercado que está cada vez mais competitivo. Uma narrativa envolvente tem o poder de convencer clientes, colaboradores, investidores e stakeholders de que a sua empresa, seu produto ou sua ideia poderá ajudá-los a atingir o sucesso que eles desejam. 

Página 93: Uma apresentação autêntica requer horas de trabalho, mergulhando profundamente na sua alma como você jamais ousou fazer antes, escolhendo as plavras certas que mais representam o modo como você se sente sobre o tema, enunciado essas palavras da maneira mais incisiva possível e garantindo que a sua comunicação não verbal esteja de acordo com a sua mensagem.

Página 157: Revele informações completamente novas para o seu público, com uma embalagem diferente ou ofereça uma maneira original e inovadora de resolver um velho problema.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail