Siga nas redes sociais

Search

O poder das conexões no mundo dos negócios

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

O mundo dos negócios é composto por pessoas. Muito se fala em marketing digital, vendas, gestão e finanças. No entanto, pouco ainda se fala acerca da importância de ter uma rede de contatos para o mundo dos negócios e como pode ser usada de forma estratégica e assertiva. Entenda, a questão aqui não se limita a construir uma rede de contatos para vender produto ou serviço. 

Criar uma rede de conexões vai muito além da indicação sobre o que você faz, e sim, sobre quem você é. No momento da apresentação, uma roda de conversa, prepare o pitch, termo que se refere a uma breve apresentação sobre uma empresa ou projeto com o objetivo de despertar atenção das pessoas e de um possível parceiro ou investidor. 

O momento do pitch é muito relevante para as conexões acontecerem, compartilhar soluções e perspectivas inovadoras chamam atenção nesse momento. No entanto, este ano, era digital, e tantas informações a todo momento que quando nos referimos em se destacar em uma apresentação, parece algo de outro mundo. Diferente do que muitos imaginam, fazer um bom pitch é algo acessível.

No mundo com quase 8 bilhões de pessoas, não existe uma pessoa igual a outra e muito menos com a mesma história. Com base nisso, analise a história de uma perspectiva macro, escreva em um papel e questione algumas pessoas: “como você contaria minha história?” Ao final, faça um comparativo das visões e alinhe o pitch. 

Assim como um veículo, começa por um estudo, depois milhares de testes e por fim, a versão final do veículo, lembrando que de tempos em tempos é lançada uma nova versão. Entenda, um pitch precisa passar por esse mesmo processo e a versão final será sempre a última que se apresenta em uma nova roda de pessoas. 

Além de um alinhamento bem feito do pitch, existem alguns elementos que irão destacar de todos os demais, são eles:

Autêntico: ser você mesmo nunca irá sair de moda, então use sempre esse elemento.

Acessível: no mundo onde tempo é dinheiro, saiba distribuir de maneira estratégica e inteligente o tempo, seja acessível para as pessoas certas.

Humilde: ninguém é dono da verdade ou razão, saiba escutar e respeitar as pessoas.

Nunca se esqueça de investir tempo e paciência em conexões, conhecer pessoas é uma fonte inesgotável de conhecimento. 

Muito pensei em como iniciaria minha coluna no Economia SP, rascunhos, ideias, sugestões e nada parecia ser tão ligado a mim como conexões. Prazer, sou Camilla Telles!

Compartilhe

Head Angels Wallet, fundadora do EUCONECTO, rede de networking feminino, e consultora de startups à procura de investimentos.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail